FREUD - FILME DON JUAN DEL MARCO

Páginas: 6 (1321 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
1 - Comente com suas palavras o que você entende sobre diálogo tônico?

O diálogo tônico é construído entre dois seres humanos, Não há um método nem uma forma específica de sua existência, Não há um tempo certo para que aconteça. É a relação entre as duas pessoas, e o prazer corporal existente entre ambas, que vai se fundar a sua existência. Pode ser elaborado de forma positiva ou negativa,dependendo de como se iniciou.
A mãe e o bebê, desde o momento da concepção, já podem começar a construir o diálogo tônico, através da fala da mãe e carícias da mesma, com a sua barriga. As sensações intrauterinas, que o bebê vai possuir desta relação, são de fundamental importância para o seu desenvolvimento após o parto.
Os professores, principalmente os de educação infantil, também necessitam"apreender", como é que se estabelece o diálogo tônico com seus alunos. Como passam muito tempo com suas crianças, sendo responsáveis pelos estímulos necessários para o seu desenvolvimento global dentro da instituição, vão propiciar um diálogo prazeroso ou "não". Não somente de linguagem verbal, se comunica a criança, até mesmo porque a primeira linguagem aprendida pelo homem, é a corporal. Paratanto, o toque, o olhar, as expressões faciais e corporais, ditarão a maneira como a criança terá seu vínculo com o outro.

2 - Quais foram as duas técnicas desenvolvidas por Freud?

Técnica de Associação Livre – por meio de uma determinada imagem a pessoa, deitada no divã, era instruída a deixar sair tudo o que visse à mente, por mais absurda, esquisito ou vergonhoso que fosse.
Psicanálise– desenvolvido por Freud, que se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente. É um termo mais especifico, sendo uma entre muitas outras formas de Psicoterapia.

3 – Qual a composição do aparelho psíquico para Freud?
Freud (1900) nomeou o aparelho psíquico, como uma organização psíquica dividida em sistemas ou instâncias. Cada instância possui umalocalização, uma função e estão interligadas entre si. Num primeiro momento, Freud designou uma divisão de lugares virtuais para a mente: Pré-Consciente, Consciente e Inconsciente. Essa divisão ficou conhecida como a Primeira Tópica.
Num segundo momento, Freud (1920 a 1923) descreveu a estrutura das instâncias, seu modo de funcionamento na estrutura da personalidade e acrescentou os conceitos de: Id,Ego e Superego. Assim definiu-se a Segunda Tópica. Juntas, essas instâncias trabalham nas ações e reações. Porém separadas, possuem papeis específicos a serem desempenhados na mente.
Ao Ego foi atribuída a parte de equilibrar os anseios do Id e do Superego de forma racional e consciente. O Ego possui elementos conscientes e inconscientes que se conflitam para que uma decisão seja tomada. No Egotambém se alojam os mecanismos de defesa, as manifestações que o Ego apresenta para se livrar de forma inconsciente de situações que provoque dor psíquica, angústia.
Ao Superego foi atribuída a função de impedir a realização dos instintos e desejos do Id. Influencia o Ego de forma a castigá-lo por se influenciar pelo Id provocando os sentimentos de culpa e recompensá-lo quando é influenciado poratitudes aceitáveis. Utiliza regras, éticas, valores e moralidades para agir no Ego de forma a censurar o Id.
Dessa forma, pode-se perceber que o Id e o Superego são elementos inconscientes geradores de conflitos no Ego, elemento consciente responsável pela tomada de decisões e pela liberação do pensamento na realidade externa.
O Ego quando influenciado pelo Id torna um indivíduo agressivo,dependente, escandaloso, histérico, impaciente, mal-humorado, rebelde, falso, egoísta, etc. Enquanto que quando influenciado pelo Superego torna o mesmo crítico, acusador, exigente, preconceituoso, prepotente, autoritário, invalidador de idéias, etc. mostrando que os elementos da estrutura mental são interdependentes não podendo ser considerados isoladamente. Nesse processo o Ego atua para obter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do filme Don Juan De Marco
  • Analise do filme Don Juan de Marco
  • Resenha Don Juan de Marco
  • Don Juan De Marco
  • Don juan
  • Don Juan
  • Historia de don juan
  • Análise da personagem “Don Juan” de Molière

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!