Freud além da alma

Páginas: 8 (1811 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
História da Psicologia; Porque estudar a história da psicologia.

Para quem não sabe a APA significa American Psychology Association. No ano de 1992 a APA promoveu varias comemorações durante o ano para comemorar o centenário de sua própria fundação. Durante o ano das comemorações a APA publicou vários artigos sobre historia.
A historia da psicologia, estava sendo escrita desde o surgimentona historia da psicologia no cenário acadêmico, e no mínimo dois dos livros escritos são considerados historia. Porém, foi a partir da década de 60 que foi fundada organizações, foi criada uma publicação e também foi estabelecido as bases para a produção de pesquisa. Todas essas coisas foram criadas graças a pesquisadores especializados em psicologia, que se juntaram para fazer essas coisas quemarcaram a criação da nova disciplina.
Um nome importante na história da psicologia é o de Robert Watson. Watson era um psicólogo clinico e era extremamente apaixonado pela história. A APA abriu uma seção com um grupo de psicólogos comandado por Watson. Junto com mais dois clínicos (John Popplestone e Marion White McPherson) publicaram o primeiro numero do Journalof the History of the BehavioralSciences que foi editado pelo próprio Watson. A ultima realização de Watson foi um curso de verão que durou 6 semanas que originou o Cheiron Society que é uma Sociedade Internacional para a Historia das Ciencias do Comportamento da Sociedade. O interesse de estudar a história da psicologia tem crescido bastante nos últimos anos. Foi reconhecido pelos psicólogos a importância de estudar a históriapara o curriculum da psicologia e a história da psicologia foi considerada por eles “firme e forte”.
Vários estudantes se surpreendem ao saber que em algumas faculdades o curso de psicologia não só é oferecido como as vezes é exigido. Em um apelo ao psicólogos para que se envolvessem mais com a história da psicologia, Watson disse a seguinte frase “negligenciar a história não significa fugir asua influencia”.
Porque estudar historia?
Segundo Hegel as pessoas não aprendem nada com a historia, e não é bem assim as coisas. Estudando a historia o presente fica mais fácil de entender. Os historiadores perguntam mais “para onde?” do que “por quê?”. Uma frase importante para entender o porque estudar historia é a de Boring que diz : “ O passado não é uma bola de cristal. Ele tem em simais “de onde” que “para onde”. Os assentos do trem do progresso são todos voltados para trás; embora seja possível ver o passado, só podemos adivinhar o futuro”.
É impossível compreender o presente sem entender pelo menos um pouco do passado. Em um discurso em uma formatura o historiador David McCullough fez uma comparação entre conhecer quem amamos, e conhecer a história do nosso pais. Como eledisse em seu discurso, o “nosso país esta cheio de patriota que não sabem nada da história deste pais e nem estão interessados em saber”.
A APS (American Psychology Society) surgiu em 1988 e é mais voltada pra pesquisa cientifica do que a APA. Conhecendo um pouco da historia você consegue entender o porquê existe duas organizações para psicólogos.
Conhecendo a historia, nós conseguimos ver opresente de uma forma mais clara. Visitar museus, campos de batalha de guerras nos torna mais cultos. Dickens, acredita em que vivemos na pior época de todas. Reclamamos dos problemas que parecem nunca acabar no século XXI, sempre queremos voltar ao tempo em que crianças de 12 anos eram inocentes, na época em que se podia dormir com a porta de casa sem trancar... porém um historiador Danielescreveu um artigo ( The Prison of the Present) no qual mostra que nem tudo era perfeito no passado. Nós reclamamos que não tem agua potável em todo lugar , porém esquecemos que antigamente a água da cidade e dos campos não podiam ser ingeridas. Culpamos o presente e esquecemos que desde o passado existem problemas e que nada é perfeito.
Há a possibilidade de aprendermos com o passado e não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo freud além da alma
  • Freud além da alma
  • Freud Além da alma
  • Resenha: freud alem da alma
  • freud além da alma
  • Freud alem da alma
  • Freud
  • Resumo : Freud Além da Alma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!