Fresamento

Páginas: 6 (1294 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO I




RICHARD TAVARES DA ROSA SILVEIRA RA: 1299264786




Fresamento





Profº. Ricardo Franco
Pelotas, 05 de abril de 2014.
Conceito:
Operação de usinagem na qual a ferramenta (fresa) apresenta arestas cortantes ao redor do seu eixo, girando com movimento uniforme(rotacional) para arrancar o cavaco. A ferramenta possui uma ou mais arestas de corte, e o movimento de corte é realizado pela ferramenta. O movimento de avanço pode ser executado tanto pela peça como pela fresa. A característica particular do fresamento é que a direção do movimento de avanço é perpendicular ao eixo-árvore principal (eixo de rotação). Em outras palavras, no fresamento a ferramentade corte possui, geralmente, múltiplas arestas, e executa o movimento de giro enquanto é pressionada contra a peça. A superfície usinada pode ter diferentes formas, planas e curvas.

Em outras palavras são ferramentas rotativas para usinagem de materiais, constituídas por uma série de dentes e gumes, geralmente dispostos simetricamente em torno de um eixo. Os dentes e gumes removem o materialda peça bruta de modo intermitente transformando-a numa peça acabada, isto é, com a forma e dimensões desejadas.
Fresadoras:
As fresadoras são máquinas de movimento contínuo, destinadas a usinagem de materiais, onde se removem os cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa, a operação de retirada de cavacos é chamada de fresamento. Desde que apareceram até hoje, tem apresentadouma evolução construtiva notável que permite uma faixa muito ampla de operações.
As fresadoras, para alcançar o maior rendimento, devem ter uma arquitetura que as torne sólidas, porque o mandril porta-fresa é submetido a esforços notáveis de torção, pois a ferramenta ataca, com suas arestas cortantes, um amplo arco de material na superfície das peças. Tais esforços variam também com aintensidade, segundo uma frequência que pode redundar em vibrações danosas para a máquina, se esta não for suficientemente robusta
A ferramenta de trabalho da fresadora é classificada de fios múltiplos e se poder montar num eixo chamado porta-fresas. As combinações de fresas de diferentes formas conferem à máquina características especiais e, sobretudo vantagens sobre outras máquinas-ferramenta. Uma dasprincipais características da fresadora é a realização de uma grande variedade de trabalhos tridimensionais. O corte pode ser realizado em superfícies situadas em planos paralelos, perpendiculares, ou formando ângulos diversos: construir ranhuras circulares, elípticas, fresagem em formas esféricas, côncavas e convexas, com rapidez e precisão.
Tipos de Fresadoras:
As fresadoras se distinguempela disposição do eixo árvore e pelas possibilidades de movimento da peça.
Fresadora Horizontal- mostrada na figura 01, utiliza a fresa montada sobre em eixo horizontal. É utilizado para trabalho de faceamento na horizontal e para efetuar ranhuras e perfis retilíneos. A ferramenta mais empregada é a fresa cilíndrica.

Fig. 01
Fresa Universal - A fresadora universal, mostrada na figura 02, éuma derivada da fresadora horizontal. Pode utilizar as fresas tanto em árvores horizontais como em verticais, podendo inclinar horizontalmente a mesa. Além dos serviços normais da fresadora horizontal, também pode efetuar ranhuras helicoidais sobre superfícies cilíndricas e setores circulares perfilados.

Fig. 02
Fresadora Vertical- mostrada na figura 03, dispõe somente do eixo árvorevertical. São máquinas muito robustas e empregadas em serviços com necessidade de grandes potenciais. Isto tudo devido à grande rigidez permitida pela forma da coluna e pela disposição da cadeia cinemática (engrenagens, eixos e rolamentos). Servem para facear e efetuar ranhuras e perfilados retilíneos ou circulares.

Fig. 03
Fresadoras Especiais enquadram-se na classe das fresadoras que se destinam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fresamento
  • Fresamento
  • Fresamento
  • Fresamento
  • Fresamento
  • Fresamento
  • fresamento
  • fresamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!