frequencia ccardiaca

402 palavras 2 páginas
X.0 Motores Elétricos (Introdução)
X.1 – Introdução

X.2 - Tipos
Motores Elétricos estão em diversos aparelhos, muitos dos quais usamos no dia-a-dia e, isso só é possível porque ele é facilmente adaptável a uma vasta lista de funções.
Os motores estão classificados em dois tipos:
Motores CA (Corrente Alternada).
Motores CC (Corrente Continua).
X.3 – Motor Elétrico de Corrente Continua
O motor elétrico de corrente continua possui um funcionamento simples, para começar vamos destacar seus principais componentes que estão demonstrados no esquema abaixo: armadura ou rotor, comutador, escovas, eixo, imã de campo, fonte de alimentação CC.

Motor Elétrico Corrente Continua
Seu funcionamento se deve basicamente aos imãs e ao campo magnético, em outras palavras, ao conectarmos uma fonte de energia no motor, é alimentado o comutador, que possui enrolamentos de cobre em volta da armadura, assim é gerado um campo magnético que tem, em seus extremos, um polo positivo e outro negativo, que são atraídos pelo imã de campo, fazendo a armadura girar e consequentemente realizando a rotação do eixo.
X.4 – Motor Elétrico de Corrente Alternada
Já os motores de Corrente Alternada funcionam com um eletroímã em seu interior ao invés da armadura e o comutador, pois os polos se alternam 60 vezes por segundo (na frequência comum de 60hz), fazendo assim que o eletroímã alterne seus polos e seja atraído o tempo todo em um sentido promovendo a rotação do eixo.
X.5 – Aplicações
Graças a flexibilidade de poder adaptar um motor elétrico para uma vasta linha de funções é possível encontra-los em grande número no nosso dia-a-dia. Cruzamos com motores o tempo todo, mesmo sem perceber, ao olhar um relógio, por exemplo, cruzamos com um, que move os ponteiros, mas existem muitos outros, nas geladeiras, nos exaustores, nas maquinas de lavar, nos vidros dos automóveis, secador de cabelos, furadeiras elétricas, bombas de aquário, escovas de dente elétricas, entre muitos outros aparelhos.

Relacionados