Frequencia cardiaca

Páginas: 9 (2020 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTACRUZ
DCB – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE BIOMEDICINA

ANNE KEROLAYNE SOUZA SANTOS
GREYCE KELLY PRADO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FREQUÊNCIA CARDIACA

ILHÉUS – BA
ABRIL DE 2013
ANNE KEROLAYNE SOUZA SANTOS
GREYCE KELLY PRADO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FREQUÊNCIA CARDIACA

RELATÓRIO APRESENTADO COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DE UM DOSCRÉDITOS DA DISCIPLINA FISIOLOGIA HUMANA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ.

PROFESSORA: REGIANE

ILHÉUS – BA
ABRIL DE 2013
Sumário

1. INTRODUÇÃO3,4

2. DESENVOLVIMENTO5

3. MATERIAIS5

4. MÉTODOS 5,6
4.1 Características do avaliado6
4.1.1 Descrições 7

5. RESULTADOS7

6. DISCUSSÕES 8,9

7. CONCLUSÃO FINAL10

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS11



1. INTRODUÇÃO

Ofuncionamento dos diversos órgãos, aparelhos e sistemas que compõem o organismo humano sofre constantemente a influência do sistema nervoso autônomo (SNA), que é essencial para a homeostasia e a devida interação com o meio ambiente (JUNQUEIRA, 1998). Quando esse equilíbrio é violado, respostas orgânicas imediatas, automáticas e involuntárias tendem a reverter este quadro em prol do restabelecimento doequilíbrio funcional. A estas respostas reguladoras dá-se o nome de respostas autonômicas, em virtude de serem efetuadas pelo sistema nervoso autônomo (SNA), o qual é subdividido anatomofuncionalmente em sistema nervoso simpático (SNS) e sistema nervoso parassimpático (SNP).

O coração é capaz de regular seu próprio ritmo, promovendo geração e condução de estímulos elétricos, com conseqüente garantiada contratilidade miocárdica por meio de sua inervação intrínseca. Estas funções são amplamente moduladas pelo SNA a fim de atender às necessidades metabólicas e teciduais, tanto em repouso, onde existe um predomínio da atividade parassimpática, quanto durante o exercício e atividades corriqueiras (GUYTON, 2006) (PASCHOAL et al., 2006).

A freqüência cardíaca pode ser mensurada pela palpação daartéria radial ou carótida, pela utilização de um estetoscópio sobre a parede torácica ou pela utilização de eletrodos de superfície de superfície que transmitem o sinal a um osciloscópio, eletrocardiógrafo ou a um monitor que mostre diretamente a freqüência cardíaca. Na palpação da artéria carótida, deve-se tomar cuidado para não pressionar muito, uma vez que isso pode reduzir a FC por meio doreflexo barorreceptor.

Sendo assim, como as variações da freqüência cardíaca se devem principalmente às mudanças na atuação simpática e parassimpática sobre o nódulo sinoatrial, sua quantificação reflete a modulação autonômica sobre o coração. Deste modo, medidas de variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) vêm sendo amplamente utilizadas como ferramenta não invasiva para investigação da modulaçãoautonômica sobre o nódulo sinoatrial.

Para calcular a freqüência cardíaca ideal, é preciso levar em consideração a finalidade do exercício e a idade da pessoa. A fórmula não é complicada. Quem quer emagrecer, deve trabalhar entre 65% e 75% de sua freqüência. É só fazer o seguinte cálculo:
(220 – idade) x 0,65 = mínima
(220 – idade) x 0,75 = máxima
No caso de uma mulher de 30 anos que quer perderpeso, por exemplo, ela deve manter a freqüência entre 123,5 e 142,5.
Quem quer ganhar condicionamento físico, deve optar por uma intensidade um pouco maior e manter a freqüência cardíaca entre 70% e 85%. O cálculo seria:
(220 – idade) x 0,70 = mínima
(220 – idade) x 0,85 = máxima

2. DESENVOLVIMENTO

A freqüência cardíaca nada mais é do que o número de batimentos do coração por minuto. Treinaracima da faixa ideal pode trazer prejuízos à saúde, levando o corpo à exaustão, ocasionando lesões e, em um pequeno número de casos, até desencadeando um enfarto. “O exercício tem que ser realizado na dose certa, mesmo por pessoas bem treinadas. Não adianta exagerar”, relata Isa Bragança, cardiologista especializada em medicina do exercício, da academia Cardiomex, no Rio de Janeiro. Por outro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • frequência cardíaca
  • Frequencia cardiaca
  • Frequência Cardiaca
  • Frequencia cardíaca
  • Frequência cardiaca
  • Frequência cardíaca
  • FREQUENCIA CARDIACA
  • Frequência Cardíaca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!