Frequência Cardíaca x Pressão Arterial

Páginas: 5 (1246 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
A frequência cardíaca é caracterizada pelo número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto. E se subdivide em frequência cardíaca basal (número de vezes que o coração bate para manter o organismo com suas funções vitais num estado de vigília), frequência cardíaca de repouso, frequência cardíaca de reserva, frequência cardíaca submáximae, frequência cardíaca máxima.
 
A frequência cardíaca nos treinamentos
 
Durante o treinamento de qualquer modalidade, tanto aeróbia quanto anaeróbia, a frequência cardíaca sofre alterações, sendo que na maioria das vezes ela tende a aumentar. E em alguns indivíduos isso pode se tornar um risco para saúde, pois a frequência cardíaca pode subir demasiadamente e colocar a pessoa em situaçõescomplicadas e até em risco de vida, nos casos mais sérios. Para evitar problemas como este, podemos fazer uso de um aparelho que mede a nossa frequência cardíaca enquanto estivermos utilizando-o.
 
O Medidor de Frequência Cardíaca, também, chamado de frequêncimetro é uma ferramenta de grande auxílio na obtenção de bons resultados, principalmente, nas atividades aeróbias. Ele é constituído de umafita (tipo cinta) que é colocada na altura do peitoral (logo abaixo dos mamilos), envolvendo toda a circunferência do tórax; e de um relógio que mede a frequência cardíaca e, em alguns casos, tem até outras funções como zona alvo de treinamento, hora, cronômetro, timer, despertador, informações das calorias consumidas durante o exercício, consumo máximo de oxigênio (VO2max.), índice de massacorporal, entre outros.
 
A Utilização do Frequêncimetro na Atividade Física
 
A prescrição de exercícios pela frequência cardíaca representa uma das formas mais simples e práticas de orientação de atividades físicas. Atualmente a difusão do sistema POLAR®, e outros, vêm facilitando ainda mais o emprego desta opção de trabalho (Marins e Giannichi, 2003).
 
Alguns anos atrás a prescrição deexercícios estava baseada em um conceito muito simples, ou seja, se calculava a frequência cardíaca máxima do indivíduo e posteriormente o percentual da frequência cardíaca de trabalho (intensidade). Porém, esta forma simplista de cálculo da frequência cardíaca de treino não leva em conta um fato extremamente interessante que é a frequência cardíaca de reserva, que é o resultante da diminuição dafrequência cardíaca máxima com a frequência cardíaca de repouso (Wilmore e Costill, 2001).
 
Como solução para este problema, usamos o frequêncimetro e temos a opção de treinarmos dentro de uma zona alvo pré-determinada de treinamento, ou seja, trabalha-se dentro de um limite mínimo e máximo, calculados a partir de um percentual de intensidade e a frequência cardíaca máxima e basal. Sendo que a escolhados valores para os limites superior e inferior serão dependentes do nível de capacidade aeróbia e nível de condicionamento do indivíduo. Pode-se, também, treinar controlando a frequência cardíaca, correlacionando-a com diferentes intensidades de treinamento durante uma única sessão de treino.
 
Prevenção de Acidentes e Segurança na Monitoria Cardíaca
 
Indivíduos portadores de distúrbios nocoração (cardiopatias) e outros, que necessitam tomar um cuidado especial com a frequência cardíaca devem utilizar o frequêncimetro durante o treinamento, por terem a facilidade de aferir através do relógio a frequência cardíaca atual e suas consequentes alterações.
 
Melhores Resultados
 
Para cada pessoa, a frequência cardíaca e a captação de oxigênio tendem a se relacionar linearmente duranteuma ampla gama de exercícios aeróbios. Se essa relação precisa for conhecida, a frequência cardíaca do exercício poderá ser usada para estimar a captação de oxigênio, e assim, computar o dispêndio de energia durante várias formas de atividades físicas (McArdle et al, 1998). Desta forma o frequêncimetro é utilizado para monitorar a frequência cardíaca, com base em cálculos da predição do gasto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MEDIDAS DE FREQUÊNCIA CARDÍACA, PRESSÃO ARTERIAL E ESPIROMETRIA
  • Alterações na Frequência Cardíaca e Pressão Arterial antes e após o exercício
  • Pressao arterial x exercicio fisico
  • Frequência cardíaca
  • frequência cardíaca
  • Frequencia cardiaca
  • Frequência Cardiaca
  • Frequencia cardíaca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!