Frenagem Regenerativa

Páginas: 9 (2250 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014






Universidade Federal de Minas Gerais
Engenharia DE CONTROLE E AUTOMAçÃO








PROCESSOS AUTOMOTIVOS

SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DA ENERGIA DE FRENAGEM





Alunos:
2011017836 – Carolina Reggiani Câmara
2011078070 – Lucas Araujo Fontani Villarinhos





BELO HORIZONTE
2014
Sumário
















1. INTRODUÇÃO

  A maior parte daenergia cinética que move um carro para frente é desperdiçada quando se pisa no freio, pois ela simplesmente se dissipa em forma de calor, podemos perceber isso ao ver que os freios esquentam. Logo essa energia se torna inútil, sendo que poderia ter sido usada para outra coisa.
Por isso, nesse trabalho iremos explicar um o pouco sobre o sistema de reaproveitamento da energia de frenagem, que ébaseado em um dispositivo mecânico que transforma a energia cinética liberada quando o freio é pressionado em energia elétrica. Isso funciona porque um motor elétrico executado em uma determinada direção converte energia elétrica em mecânica, que pode ser usado para realizar o trabalho, por exemplo, fazer as rodas do carro girarem. Mas quando o motor funciona na direção oposta, ele passa a ser umgerador elétrico, e essa energia elétrica pode servir para alimentar as baterias do carro.
Ao ser acionado esse dispositivo de recuperação de energia cinética, a energia do torque resultante, normalmente desperdiçada, é transformada em eletricidade e levada a um capacitador, que alimenta o sistema propriamente dito, o qual, ligado ao eixo de propulsão do motor, faz com que ganhe potência.
Atualmente,esses tipos de freios são mais habitualmente encontrados em veículos elétricos ou híbridos. Mas essa tecnologia foi primeiramente usada em bondes, passando depois também a ser usada em bicicletas elétricas e até mesmo em carros de Fórmula 1.



Figura – Sistema de Frenagem Regenerativa empregada no Nissan LEAF






2. FUNÇÃO

Um freio regenerativo é um mecanismo de recuperação deenergia que produz um contra torque no eixo da máquina elétrica (motor) que causa a diminuição da velocidade de um veículo, convertendo a sua energia cinética em outra forma, geralmente em energia elétrica, que é realimentada de volta para a fonte que originalmente a forneceu.
Basicamente a frenagem regenerativa tem a função de diminuir o desperdício de energia. O sistema de freios é modificado,de forma que possa recuperar grande parte da energia cinética do carro convertendo-a em eletricidade, usada para recarregar as baterias do carro.
Ao acionar o freio, todo o movimento do veículo, energia cinética, é dissipada em forma de calor devido ao atrito das pastilhas com o disco. Com freios regenerativos, o sistema que conduz o veículo faz a maior parte da frenagem. Quando o motorista pisano pedal de freio de um carro elétrico ou híbrido, esses tipos de freios colocam o motor elétrico do carro no modo reverso (passa de motor a gerador) – desacelerando as rodas do carro ao produzir a força contrária ao movimento. Em veículos com esse sistema, parte dessa energia que antes era desperdiçada é convertida em energia elétrica e armazenada em baterias.
Essa eletricidade armazenada nasbaterias pode ser utilizada tanto para gerar movimento quanto para auxiliar na frenagem do veículo.


3. TIPOS

3.1. Frenagem Hidráulica

Na frenagem hidráulica quando o motorista pisa no freio, a energia cinética do veículo é usada para alimentar uma bomba reversível que envia fluido hidráulico de um acumulador de baixa pressão no interior do veículo para dentro de um acumulador de altapressão. A pressão é criada por gás nitrogênio encontrado no acumulador, que é comprimido quando o fluido é bombeado para dentro do espaço anteriormente ocupado pelo gás. Isso desacelera o veículo e o ajuda a parar.
O fluido permanece sob pressão no acumulador até que o motorista pise no acelerador novamente, momento em que a bomba é invertida e o fluido pressurizado é usado para acelerar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Frenagem regenerativa e motor ar
  • frenagem
  • Frenagem
  • Frenagem
  • Exercícios Frenagem
  • Relatorio de frenagem
  • Frenagem veículos
  • frenagem eletromagnetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!