Freios

Páginas: 27 (6687 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Freios
















São Paulo
2013
Complexo Educacional FMU










Freios





Trabalho apresentado à disciplina de elementos de máquinas, do curso de Engenharia Mecatrônica/FMU, sob a orientação do Professor Sarkis Melconiam.






São Paulo
2013
Sumário

1.0 Introdução 5
2.0 Freio 6
2.1 Funcionamento de um freio 6
2.2Componentes dos freios 12
2.3 Esforços nos freios 18
2.4 Defeitos e solução 20
2.5 Freios de sapatas 26
2.6 Freios de fitas 26
2.7 Freios de disco 26
2.8 Freios ABS 30
3.0 Bibliografia 36


Resumo:
Este trabalho irá tratar de sistemas de freios, seu funcionamento e componentes, tipos de freios, cuidados com manutenção.

1.0 Introdução
Freios é sistema de componentes que é usado parareduzir a velocidade ou parar totalmente um veiculo, que pode ser desde de uma simples bicicleta até uma caminhão de varias de toneladas .
Seu funcionamento que um pedal que multiplica a força exercida pela pessoa, usando um sistema hidráulico para o seu acionamento.
Existem vários tipos de freios, como freios de sapatas, freios a disco, freios abs, freios de fitas, cada um, com suasparticularidades.
Quais os cuidados que devemos ter com um sistema de freios, quais os possíveis problemas e defeitos, as suas solução.



2.0 Freio
2.1 Funcionamento de um freio
Um freio funciona graças ao atrito resultante do contato entre um elemento não rotativo do veículo e um disco ou tambor (polia) que gira com a roda. O atrito produz a força necessária para reduzir a velocidade do automóvelao converter em calor que se dissipa no ar a energia mecânica do veículo.
Durante muitos anos, a parte rotativa do freio constituiu num tambor ao qual podiam ser aplicados dois tipos de mecanismo de atrito: uma cinta exterior que se contraía à volta do tambor ou sapatas interiores que se expandiam contra a superfície interior do tambor. Um revestimento (lona) resistente ao calor, contendo amianto,estava fixo à cinta ou as sapatas.


Figura 1

Os freios de tambor com expansão interior são ainda utilizados em grande quantidade de automóveis; por vezes, apenas nas rodas traseiras, caso em que se recorre aos freios de discos nas rodas dianteiras. Nos sistemas mais atuais, o pedal do freio está ligado a quatro rodas, enquanto o freio de mão bloqueia apenas as rodas traseiras, a alavancado freio de mão esta equipada com um sistema de serrilha que permite manter o automóvel travado, mesmo quando se encontra estacionado. Os freios de tambor são desenhados e fabricados de modo que a chuva, a neve, o gelo ou as impurezas de estradas de terra, já que a umidade reduz, substancialmente, o atrito entre o revestimentos das sapatas e o tambor. Contudo, a blindagem que protege o tambor nãoé estanque em caso de imersão na água, pelo que, após a passagem através de um pavimento inundado, o motorista deverá aplicar o uso dos freios para que o atrito e o calor os sequem. O sobre aquecimento diminui, contudo, a eficácia dos freios de tambor e, quando excessivo, inutilizará para sempre as suas lonas. Pode também se suceder uma perda temporária de eficácia durante uma frenagem prolongada,tal como acontece numa longa descida. Os freios a disco estão mais expostos ao ar e dissipam o calor mais rapidamente do que os freios de tambor, sendo por conseguintes, mais eficazes em caso de sobre aquecimento ou utilização prolongada. Na maioria dos automóveis de elevada potência, os freios de disco são utilizados, usualmente, somente nas rodas dianteiras.
Um freio a disco funciona como umfreio de bicicleta, que é constituído por um bloco de frenagem de cada lado da roda, os quais as apertam. O freio a disco de um automóvel também apresenta um par de placas de atrito, as pastilhas; estas, contudo, em vez de atuarem diretamente sobre a roda, atuam sobre duas faces de um disco metálico que gira solidário com ela. O tempo que o motorista demora para parar o seu automóvel depende da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Freios
  • Freio
  • freios
  • Freios
  • Freio
  • Freios
  • freio
  • Freios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!