Freio Hidraulico

Páginas: 6 (1453 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014









FREIO HIDRÁULICO











Campinas
2014
Luane C. Machado Quirino (B9259I-9), Marcelo Fernandes (B92512-4), Raimundo N. D. Maranhão Filho (B92AFJ-7), Rodrigo Caetano da Silva (B922BE – 2)
Engenharia Civil – EC2R12







FREIO HIDRÁULICO








Trabalho apresentado para a disciplina
De Trabalho Integrado – APS da
Universidade Paulista UNIPsob a orientação


Campinas
2014
SUMÁRIO



Introdução 4
Freio hidráulico 5
Funcionamento do freio hidráulico 6
Fluidos hidraulicos em freios 7
I - Viscosidade 7
II – Classificação dos fluidos de freio .............................................................. 8
Montagem do Projeto Freio Hidráulico........................................................................ 9Conclusão...................................................................................................................10



Introdução
O objetivo é demonstrar a partir deste trabalho, de forma simples, o motivo pelo qual ao pisar nos freios de um carro fazemos pouco esforço, mas conseguimos pará-lo.

























Freio Hidráulico
A ideia básica por trásde qualquer sistema hidráulico é muito simples: a força aplicada em um ponto é transmitida a outro ponto usando um fluido incompressível, quase sempre algum tipo de óleo. A maioria dos sistemas de freio também multiplica a força no processo. 
Sabemos, de acordo com o principio de Pascal, que quando aumentamos a pressão em um liquido contido em um recipiente fechado, a pressão é distribuídaintegralmente a todos os pontos. Esse princípio mostra que os líquidos podem aumentar ou diminuir a força aplicada ou transmitir força.
No freio hidráulico contamos com o auxilio de diversos componentes de diferentes funções para criar pressão, conduzir o fluido hidráulico e para gerar a força que será aplicada nos componentes de atrito.


















Funcionamento do freiohidráulico
O funcionamento do freio automotivo tem como fundamento a "Lei de Pascal", ao utilizar a força aplicada no pedal, transmitida por um fluido para acionar o sistema de freios. O freio atua transformando a energia cinética do veículo, convertendo o movimento em calor através do atrito. Ou seja, o motor desenvolve uma potência que retira o veículo do estado de repouso e impulsiona-o ao movimento,essa potência precisa ser total ou parcialmente transformada, quando se deseja diminuir ou anular a velocidade do veículo. 
O pedal é projetado de tal maneira que pode multiplicar a força da sua perna diversas vezes antes mesmo que qualquer força seja transmitida ao fluido de freio. A força exercida pelo motorista no pedal do freio é aplicada ao pistão do cilindro mestre depois de multiplicadapor efeito de alavanca e, em seguida, transmitida pelo fluído até aos pistões dos cilindros do freio, onde é novamente multiplicada, em virtude de o diâmetro destes ser superior ao diâmetro do cilindro mestre. A pressão necessária para acionar os freios hidráulicos é gerada no cilindro mestre. Uma haste, movida pelo pedal dos freios, obriga o pistão a avançar.
O fluído passa então através daválvula de retenção e dos tubos para os cilindros do freio, onde os pistões, acionados pela pressão, atuam sobre os freios. A pressão de frenagem é igual e simultânea em todas as rodas (ver figura 1 no anexo).













Fluidos Hidráulicos em Freios
Responsável pela transmissão de pressão gerada no cilindro mestre para os freios das rodas, o fluido de freio é um composto sintético ousemi-sintético indispensável ao processo de frenagem do veículo. Suas principais características são a capacidade de não se comprimir e a de absorver água.
Quando o motorista pisa no pedal de freio, o fluido atua na linha hidráulica e aciona as sapatas / pastilhas de freio, executando a frenagem do veículo.
Além disso, também funciona como lubrificante e previne a corrosão de peças de todo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • freio hidraulico
  • Freio hidraulico
  • Dimensionamento freio hidraulico
  • Sistema de Freio Hidráulico
  • freios
  • Freios
  • Freio
  • Freios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!