Freio ABS

Páginas: 2 (428 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Apresentação de IEMC

Princípios do Sistema ABS (Antilock Braking System)
Introdução:
Todos os sistemas ABS utilizam freios à disco comum. O ABS é um sistema eletrônico que evita o travamentodas rodas durante a frenagem, o que possibilita um melhor rendimento desta frenagem.
Freios a disco comuns:
Os principais componentes dos freios a disco são: pistão, pinças, pastilhas, disco e cuboda roda. O funcionamento do freio acorre por meio do acionamento do pedal do freio e cilindro mestre, utilizando a vantagem mecânica (força de alavanca) e multiplicação hidráulica por transmissão depressão pelo fluido.
Componentes e funcionamento do freio ABS:
Os principais componentes do freio ABS são: unidade controladora (modulo/ABS computer), sensores de velocidade, bombas e válvulas. Ofuncionamento desse sistema inicia com o monitoramento da velocidade das rodas pelos sensores, estes por sua vez, mandam sinais de informações para o modulo de controle e este aciona a unidadehidráulica (bombas e válvulas), onde há a transmissão de pressão pela dosagem de fluido, regulando a força aplicada nas pastilhas e pinça, evitando o travamento do disco da roda.
Eficiência:
Veículos comfreio ABS têm em media 18% menores riscos de colisões envolvendo mais de um veiculo e 35% menores riscos de colisões individuais. A eficiência do sistema ABS depende do terreno utilizado. O ABS foiprojetado para maior eficiência em terrenos urbanos com asfalto, sendo que em terrenos com areia, cascalhos e neve, o sistemas não consegue a mesmo rendimento, pelo fato de que o travamento das rodas,nestes casos, podem favorecer a frenagem em virtude de “cavarem” o solo e haver a um aumento de força de atrito pela deposição de partículas a frente da roda.
Mercado:
O ABS tem um custo nacional entreR$2500 a R$6000 nos kits de segurança de um automóvel. A grande maioria das peças ainda são importadas, ou seja, não há fabricação no Brasil, o que torna um item “inviável” economicamente para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FREIO ABS
  • FREIOS ABS
  • Freio abs
  • Freios abs
  • Freio abs
  • Freio ABS
  • FREIO ABS
  • Funcionamento dos freios abs dos carros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!