Frei Luis De Sousa Estrutura Interna E Externa Blog11 11 12

556 palavras 3 páginas
1.

PORTUGUÊS, 11º ANO
PROF. ANTÓNIO ALVES
FREI LUÍS DE SOUSA, ALMEIDA GARRETT
Estrutura externa e estrutura interna
Como é característico do modo dramático, também Frei Luís de Sousa se organiza em atos, todos eles subdivididos em cenas.
Assim, se folhearmos a obra, facilmente nos deparamos com uma organização tripartida e bastante equilibrada: três atos, sendo o primeiro e o terceiro compostos por doze cenas e o segundo contendo quinze cenas.
Este equilíbrio não é só aparente. De facto, ele tem a ver com uma atitude estruturalmente clássica, o que não significa que esta divisão externa se adapte totalmente ao desenrolar do conflito. Será mais sábio e também mais correto relacioná-Ia com o que caracteriza vulgarmente a divisão em atos: estamo-nos a referir à mudança de cenário, ou seja, à mudança de espaço. As cenas, essas, são marcadas pela entrada e/ou saída de personagens.
Mas antes de avançarmos na análise parece-nos importante considerar que as duas primeiras cenas do Ato I constituem um momento de apresentação do conflito e dos seus antecedentes [ ... ].
Do primeiro ao final do segundo ato deparamo-nos com o evoluir do conflito que culmina com o reconhecimento do Romeiro por Frei Jorge, na cena XV do Ato II
A resolução do conflito começa a acontecer no Ato III e culmina com a catástrofe que acontece nas duas cenas finais do Ato III, com a morte de Maria, que se lança em plena desgraça nos braços de seus pais amargurados, e com a morte para o mundo de D. Madalena e Manuel de Sousa Coutinho, que tomam votos e se entregam à clausura para rendição do pecado cometido.
DELGADO, Isabel Lopes, 2005. Para uma leitura de "Frei Luís de Sousa" de Almeida Garrett. Barcarena: Presença (2." ed.) (com supressões) • Correspondência entre as estruturas externa e interna de Frei Luís de Sousa
Ato I
Exposição
Ato I, cenas 1-2

Preparação da ação.
"Anúncio de informações sobre as personagens e suas ações no tempo, fundamentais para a evolução da intriga.'"

Ato II
Conflito
Ato

Relacionados