Freelancers abrem espaço nas grandes empresas

Páginas: 2 (462 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
São Paulo - Mais de 430 000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. Essa gente toda recebe salário, chega de manhã, almoça no bandejão, fala maldo chefe na hora do café e vai embora no fim do dia: são, digamos, trabalhadores tradicionais.

Mas desde 2011 essa equipe começou a dividir projetos com um time paralelo, formado por especialistasconectados pela internet em todo o mundo. Nenhum deles tem um contrato formal de trabalho com a IBM. Executam tarefas específicas, como a criação de softwares, e partem para outra.

Após uma seleçãovirtual, eles trabalham remotamente na própria casa e têm de 12 horas a sete dias para entregar os resultados propostos. Um vídeo produzido para recrutar candidatos na rede menciona que o modelopermite que a empresa entregue resultados mais rapidamente para os clientes. E, claro, a um custo mais baixo. A empresa mantém em sigilo os detalhes e, procurada, não deu entrevista.

A rede decolaboradores da IBM mostra como o modelo tradicional de emprego, em que as pessoas trabalham todos os dias num escritório para um único patrão, começa a perder espaço. Segundo a consultoria americana Elance,que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850 000 para 1,3 milhão apenas no último ano.

É um universo difícil demensurar, já que muitas vezes não há vínculo formal entre os profissionais e as empresas. Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pes­soas — o equivalente a um terço da força de trabalhoamericana — dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco diaspor semana para o mesmo empregador.

Esses números são resultado de uma lenta mudança na relação entre empregados e empregadores. As gerações mais novas querem liberdade para trabalhar em casa ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Freelancer abrem espaço nas grandes empresas
  • FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
  • Freelancers abrem espaço nas grandes empresas
  • FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
  • Freelancers abrem espaço nas grandes empresas
  • Freelanceres abrem espaço nas grandes empresas
  • FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
  • freelancers abrem espaços nas grandes empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!