FREELANCER

Páginas: 5 (1045 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO





PRODUÇÃO INDIVIDUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS












2013







PRODUÇÃO INDIVIDUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS








Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homen, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional].

Prof. Fabiano Galão, Pof. Ivan Campos, Profª. Eliza Nantes, Prof. Wilson Sanches, Profª. Mônica M. Silva.














Resolução das Questões Propostas:

Questão 01:

Observa-se que as diferenças seencontram principalmente na relação entre o vínculo empregatício nas empresas não-burocráticas e burocráticas. Nestas, evidencia-se que esse vínculo se baseia nas relações trabalhistas presentes na CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, de modo a garantir os direitos fundamentais do trabalhador, como FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e férias remuneradas. Nas empresas não-burocráticas, ocolaborador não está protegido por essas leis e, portanto, para garantir os seus direitos deverá negociar junto ao empregador, por exemplo, o valor do salário e a carga horária trabalhada, além de cuidar para se resguardar de uma aposentadoria no âmbito legal, participando por exemplo, da categoria de contribuinte individual da Previdência Social. Entretanto, devido à mão-de-obra dos freelancersser bastante qualificada, tais trabalhadores são valorizados de modo a não encontrarem, com frequência, empecilhos nas negociações. Todavia, nas empresas classificadas como burocráticas, o custo da manutenção de um trabalhador é maior quando em comparação às empresas liberais, pois nelas cai o peso dos impostos governamentais sobre a contratação da mão-de-obra.

Questão 02:

Empresas modernas,entre elas Google e Facebook, em relação à gestão administrativa, muito se diferem das empresas que se enquadram no modelo clássico de gestão, sendo este, inclusive, a grande parte das empresas nacionais. Esse modelo foi primeiramente desenvolvido pelo engenheiro francês Jules Henri Fayol, em 1916, e inseriu alguns conceitos relevantes que direcionaram o processo administrativo em diversos paísespor várias décadas. Nesses conceitos, estão presentes dentre outros, a divisão do trabalho, a autoridade e a responsabilidade, a disciplina e a hierarquia. Para tanto, o que se observa na Google e na Facebook, é um modelo que pode ser classificado como Gestão Motivacional. Nessa proposta, a relação estabelecida entre o colaborador e a empresa é bem mais flexível e menos burocrática, de maneira quea proximidade entre os gestores e os colaboradores é bastante considerável e a hierarquia rígida e distante das empresas tradicionais cede lugar ao comprometimento mútuo e satisfatório para a obtenção dos objetivos traçados. Nesse contexto, o estimulo de maneira positiva a alcançar suas metas e sempre inovar, buscando melhorias contínuas e expressivas, são evidências celebradas pelo mundo dosnegócios de diferentes seguimentos. Estímulos como flexibilidade no horário de trabalho, espaços de lazer dentro da própria empresa, liberdade no vestuário, linguajar moderno e compreendido entre os atores e recompensas financeiras, são fatores altamente atrativos para colaboradores dedicados e diferenciados. Evidencia-se, ainda, o compartilhamento dos resultados entre os gestores e os colaboradores,de forma que sendo bons ou ruins, pertencem à empresa como um todo e não a apenas alguns setores específicos.

Questão 03:

É possível notar que nos primeiros trechos, houve o uso de números para salientar e quantificar a importância do trabalho dos freelancers, e com isso, convencer o leitor a respeito do ponto-de-vista proposto. Já nos últimos trechos, o autor usou de um artifício...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • freelancers
  • Freelancer
  • Freelancer
  • freelancers
  • Freelancer
  • Freelancers
  • Freelancer
  • FREELANCERS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!