Frederick Herzberg

Páginas: 12 (2834 palavras) Publicado: 14 de junho de 2013
 Frederick Herzberg, autor da "Teoria dos Dois Fatores", nasceu em Lynn, Massachusetts, nos Estados Unidos, em 18 de abril de 1923 e faleceu em 19 de janeiro de 2000 em Salt Lake City, Utah. Iniciou seus estudos no City College de Nova York. Acabou afastando-se do curso para se alistar no exército. Como um sargento da patrulha, ele era uma testemunha de primeira mão sobre o campo de concentraçãode Dachau. Herzberg acreditava que esta experiência, assim como as conversas que teve com outros alemães que viviam na área, foi o que desencadeou o seu interesse em motivação. Graduou-se no City College em 1946 e mudou-se para a Universidade de Pittsburgh para realizar seu trabalho de pós-graduação enquanto ensinava como professor de psicologia na Universidade Case Western Reserve, em Cleveland,onde estabeleceu o Departamento de Saúde Mental Industrial, mudando-se posteriormente para a Universidade de Utah.
Herzberg foi um estudioso das motivações humanas e deu uma importante contribuição para a Escola Comportamental e para a Teoria das Relações Humanas. Foi psicólogo e professor de Gestão na University of Utah e tornou-se um dos nomes mais influentes na gestão empresarial. Famoso porintroduzir o enriquecimento do trabalho e a teoria dos Fatores de Motivação, publicou em 1968 o artigo "One More Time: How Do You Motivate Employees?", que foi o mais solicitado da Harvard Business Review, e que fala sobre atitudes e motivações humanas.
Em 1995, a imprensa internacional anunciou que a sua obra “O Trabalho e a Natureza do Homem” foi listado como um dos 10 livros mais importantes,afetando a teoria e práticas de gestão no século 20.

A TEORIA DOS DOIS FATORES

Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores para melhor explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho, como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. A teoria foi, desde o início, baseada no estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro deuma empresa. Ao contrário de Maslow que limitou a sua teoria à psicologia individual sem referência específica à organização, Frederick Herzberg fez essa ligação através das suas análises dos motivos que influenciam o trabalho das pessoas nas organizações.
Herzberg desenvolveu um estudo para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pelasatisfação no ambiente de trabalho. Foi uma das primeiras pessoas a investigar sobre as opiniões dos trabalhadores. O resultado destes estudos foi publicado em 1959, sob o título "A motivação para trabalhar - The Motivation to Work"
Nesses estudos, a princípio realizados a partir de entrevistas feitas com 200 engenheiros e contadores da indústria de Pittsburgh, trabalhadores de diversas empresas eramestimulados a explicitar quais seriam os fatores que os desagradavam, assim como os que os agradavam na empresa. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de Motivadores, enquanto aqueles que desagradavam levaram o nome de fatores de Higiene. Por isso, a teoria é mais conhecida como "a Teoria dos dois fatores de Herzberg: Motivação - Higiene".
Essa teoria procura explicar o comportamentode trabalho dos indivíduos. A satisfação e insatisfação que os membros de determinada organização sentem por executar certa função são determinadas por dois conjuntos de itens : Fatores Higiênicos ou Extrínsecos e Fatores Motivacionais ou Intrínsecos.

FATORES HIGIÊNICOS OU EXTRÍNSECOS
Os fatores de Higiene são aqueles necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho. Estãorelacionados com o meio em que o funcionário atua, são determinados pela organização e fazem parte da cultura da empresa, ou seja, fora do controle dos funcionários, de responsabilidade apenas da empresa e de seus respectivos administradores. Esses fatores são necessários para ajustar os colaboradores a seu ambiente, porém não são determinantes para gerarem motivação ou produtividade em longo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Frederick herzberg
  • Frederick herzberg
  • Frederick herzberg.
  • Frederick herzberg
  • Teoria E Historia De Frederick Herzberg
  • TEORIA DA MOTIVAÇÃO- FREDERICK HERZBERG
  • Teoria de frederick herzberg
  • Teoria de frederick herzberg

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!