Fredc

610 palavras 3 páginas
GREGOR MENDEL

O pai da Genética

Gregor Mendel - monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco - nasceu em 20 de Julho de 1822, numa pequena aldeia chamada Heinzendorf, na actual Áustria. Foi baptizado com o nome de Johann Mendel, mudando, após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos, o seu nome para Gregor. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847.

Biografia

Pertencendo a uma família de camponeses humildes, Mendel nasceu na região de Troppau (hoje chamada Opava), na Silésia, que então pertencia à Áustria, e viria a ser baptizado a 22 de Julho (data esta que muitas vezes se confunde com a data do seu nascimento). Na sua infância revelou-se muito inteligente. Em casa costumava observar e estudar as plantas.

O facto de ser um estudante notável levou a sua família a motivá-lo a seguir estudos superiores, e mais tarde, em 1843, aos 21 anos, a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho (actual mosteiro de Brno, República Checa) pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Respeitando o costume, ao tornar-se monge optou um outro nome: "Gregor". Aí Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro. Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmütz (hoje Olomouc, República Checa) e na Universidade de Viena (1851-1853).

De 1843 a 1854 tornou-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória[1], bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, camundongos[2] e principalmente ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde viveu analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos. Gregor Mendel, "o pai da genética", como é conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas. Propôs que a existência de características (tais como a cor) das flores é

Relacionados

  • Perícia forense computacional baseada em sistema operacional windows
    12212 palavras | 49 páginas
  • 57 mil emails
    116212 palavras | 465 páginas