Fred Kradolfer Design

1304 palavras 6 páginas
FK
«Trago comigo um fantasma: a imaginação. E as coisas que eu imagino! Mas esta minha imaginação permite-me supor que continuo a ser o mesmo de há muitos anos. Porque eu creio que um homem tem sempre a idade do seu coração, e o coração do homem não cria rugas.» in Diário Popular, 9 de Abril, 1966

INTRODUÇÃO

Fred Kradolfer (Zurique, 12 de Junho de 1903 — Lisboa, 16 de Julho de 1968), foi um pintor, ilustrador, artista gráfico e decorador de origem suíça.
- Figura chave na introdução das linguagens gráficas modernas em Portugal na década de 1920, Fred Kradolfer é considerado um "protagonista incontornável da história do design português".
- Estudou na Escola de Artes Aplicadas de Zurique, frequentou depois a Academia de Belas-Artes de Munique. No período seguinte levou uma vida errante, habitando em diversas cidades europeias (Roterdão, Bruxelas e Paris), onde trabalhou na decoração de montras de estabelecimentos comerciais.
- Estabeleceu-se em Portugal em Agosto de 1924, continuando a acompanhar atentamente a evolução das artes gráficas suiças.
Com conhecimentos adquiridos fora de Portugal, tornou-se desde cedo numa referência para todos os que se empenhavam na modernização das linguagens das artes gráficas.
- Trouxe então influências para o país e para, mais concretamente, a disciplina de Design Gráfico.
- Pioneiro na sua área teve um contributo a nível técnico, a nível de visão e a nível de estilo que mais tarde surgiu de modelo por muitos seguidores, nomeadamente Designers que se seguiram.
- Através do seu trabalho evidencia-se ainda hoje em dia que teve um apoio fundamental para um desenvolvimento melhor e mais consciente no exercício da profissão em causa.
- Diversificada formação académica que lhe trouxe conhecimentos e experiência na divulgação da linguagem moderna na comunicação gráfica.
- Multifacetado, dedicou-se ao longo dos anos a diversas actividades artísticas, das artes gráficas (veja-se, por exemplo, o seu cartaz

Relacionados

  • Azulejaria em portugal na 2 ª metade do século xx
    5949 palavras | 24 páginas