Fread e fwrite

Páginas: 3 (518 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
Lendo e Escrevendo Arquivos Binários

As funções fread e fwrite são empregadas para leitura e escrita de dados em modo binário. Os protótipos das funções são:
size_t fread (void *ptr, size_tsize, size_t nmemb, FILE *parq);

size_t fwrite(const void *ptr, size_t size, size_t nmemb, FILE *parq);


A função fread lê nmemb objetos, cada um com size bytes de comprimento do fluxo apontado porstream e os coloca na localização apontada por ptr. fread retorna o número de itens que foram lidos com sucesso. Caso ocorra um erro, ou o fim do arquivo foi atingido o valor de retorno é menor doque nmemb ou zero. Esta função não distingue entre um fim de arquivo e erro, portanto é aconselhavel o uso de feof() ou ferror() para determinar que erro ocorreu.
A função fwrite escreve nmembelementos de dados, cada um com size bytes de comprimento, para o fluxo apontado por stream obtendo-os da localização apontada por ptr. fwrite retorna o número de itens que foram lidos com sucesso. Casoocorra um erro, ou o fim do arquivo foi atingido o valor de retorno é menor do que nmemb ou zero.




PONTEIRO DE ARQUIVO





O ponteiro de arquivo contém um ponteiro de posição para controlarsua posição atual dentro do arquivo.
Quando abre-se um arquivo para operações de leitura ou gravação, o sistema operacional define o ponteiro da posição no início do arquivo.



É possíveldeterminar o valor do ponteiro de posição usando a função ftell(), que retorna um valor inteiro longo que especifica o byte de deslocamento à partir da posição atual no arquivo especificado
fseekProcuras e acessos randômicos em arquivos. Esta move a posição corrente de leitura ou escrita no arquivo de um valor
especificado, a partir de um ponto especificado.

Protótipo: int fseek (FILE *fp, longnumbytes, int origem);

• Parâmetro 1: "FILE *fp" - arquivo a ser manipulado.
• Parâmetro 2: "long numbytes" - indica quantos bytes o cursor de posição do arquivo será movimentado apartir da sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fread

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!