Fraçois dosse e a historiografia dos annales

4373 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTEMENTO DE HISTÓRIA
HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
Professora: Eliana Regina de Freitas Dutra
Aluno (a): Maria Vitória Lima Honzák, Matheus Chaves

[...] Toda ciência, com efeito, é a cada uma de suas etapas, constantemente atravessada por tendências divergentes, que não são possíveis de dirimir sem uma espécie de aposta sobre o futuro. [...] Pois a história não apenas é uma ciência em marcha. É também uma ciência na infância. (BLOCH, 2002, p. 42-43)

1- As transformações indeléveis ocorridas na forma de se pensar a História e as diferentes renovações teórico-metodológicas ocorridas sobre a escrita da história, esta relacionada, de forma implícita à produção historiográfica da chamada “Escola dos Annales”, nos últimos anos. Nesse aspecto, foram várias as correntes de pensamento que influenciaram os historiadores, formulando e reformulando a produção historiográfica.
A discussão acerca da “Nova História” ser ou não herdeira do “movimento” dos Annales é o tema da obra, A História em Migalhas: Dos Annales à Nova História, (publicada originalmente em 1987) de François Dosse. A partir de uma abordagem extremamente critica, Dosse apresenta de forma polêmica e inovadora essas questões, iniciando suas análises a partir das reformulações propostas para os estudos históricos pelos “pais fundadores”, Lucien Febvre e Marc Bloch. Na obra, o autor discute sobre as diferentes gerações dos Annales, os desafios e os riscos percorrido ao longo do caminho do fazer história. Para o autor há momentos díspares dentro do próprio "movimento" dos Annales concernente ao fazer história. Dosse considera que "Maio de 68 é um acontecimento-ruptura importante de nossa história contemporânea, acontecimento enigmático que impressiona por sua subtaneidade e por seu radicalismo” (DOSSE, 2001, p.113). De acordo com o autor, houve uma ruptura entre as duas primeiras gerações dos Annales e a chamada Nova

Relacionados

  • Qual o valor da História Ana Maria Monteiro
    1149 palavras | 5 páginas