Fraude Orçamentária

Páginas: 5 (1028 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Resenha Administração Financeira
O Orçamento não funciona: Vamos consertá-lo, Michael Jensen

O texto é iniciado descrevendo as situações que envolvem a formulação de um plano orçamentário por uma empresa assim como os tipos de artifícios utilizados por diversos gerentes, superintendentes e pessoas situadas em altos cargos organizacionais, em estabelecer metas que irão compor o orçamento demodo imprudente/fraudulento que lhes favoreçam, prejudicando os interesses da empresa (seu lucro, venda, crescimento, dentre outros).
Tal tipo de procedimento onde os gerentes preocupam -e em atingir seus objetos e bônus financeiro ultrapassando todos os limites éticos frequentemente acontece nos mais variados tipos de empresa. Geralmente, a busca em atingir a meta de vendas estabelecidas,enviando grande parte de produtos inacabados para o consumidor final, independente do custo financeiro adicional que isto irá representar (aluguel de armazém, contratação e deslocamento de pessoal para efetuar a montagem do produto longe da fábrica), conforme relatado no texto, são atitudes recorrentes de diversos gerentes e acaba ocasionando problemas e imagem negativa às empresas.
Infelizmente, taisações se tornaram constante na sociedade. O costume em burlar regras, criar jogos e fazer cálculos de demanda, vendas abaixo do real se deve ao fato das recompensas que o funcionário recebe ao atingir as metas. Ao se atingir metas, os funcionários de uma empresa normalmente recebem um bônus monetário adicional ao seu salário. Todavia, os colaboradores também perceberam ao longo dos anos que casofizessem o planejamento para o período futuro com base no que de fato acontece no dia-a-dia da empresa seria necessário demasiado esforço de toda equipe e além de tudo, haveria o grande risco de ainda assim, não se chegar ao patamar auferido. Desse modo, iniciou-se a enganação. Para quê estabelecer metas difíceis se ao estabelecer metas mínimas meu esforço é menor? Por quê me preocupar em apresentartodos os meus dados, fazer todos meus lançamentos para este mês, ao invés do próximo, sendo que sei que não atingirei ao objetivo esperado? Esse tipo de pensamento é o que infelizmente permeia por todo o mundo corporativo.
Estes tipos de alterações financeiras quando acontecem são responsáveis por transformar e influenciar por completo as organizações. Isto é, além de maquiar dados e desempenhosde períodos, esse tipo de decisão impensada acaba levando a mudanças nas características operacionais da empresa, seus valores, clima organizacional e interações/troca de informação entre os setores. Entretanto, o autor também frisa a importância de que não devemos nos acostumar ou copiar esse mal comportamento. Além disso, ele ressalva que o único modo de diminuir e um dia, vir a eximir o mundode tal mal é desagregar o orçamento das habilidades em atingir metas, ou seja, receber prêmios de acordo com seus feitos reais.
O orçamento empresarial é um mecanismo primordial utilizado por diversas companhias já que o mesmo permite identificar como anda a situação financeira de certo tipo de negócio, quais decisões se deve tomar para que seja possível efetuar melhorias em certas áreas do mesmo,além de permitir que se faça uma previsão de como as coisas acontecerão no próximo ano. Quando todo este processo ocorre de maneira correta e eficiente, ele permite que a empresa alcance a eficiência, reduza seu gasto com estoque, melhore a qualidade dos produtos e deixe seus clientes realizados. Porém, quando a situação inversa acontece, ela gera toda uma reação em cadeia onde uma informaçãoequivocada ou ineficiente recebida por uma unidade afeta o produto desenvolvido pela mesma e de todas as demais que são posteriores a estas. Tal ação ocasiona caos e a longo prazo, acaba com a empresa prejudicando até mesmo as empresas que atuam no mesmo setor ou são parceiras.
Almejando solucionar tal tipo de problema, Jensen sugere que o programa de desempenho recompensado baseado em bônus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fraudes
  • Fraudes
  • Fraudes
  • Fraudes
  • A FRAUDE
  • fraudes
  • Da Fraude
  • Fraude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!