Fratura de Femur

Páginas: 12 (2869 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014
SUMÁRIO
Conteúdo




1- INTRODUÇÃO


Em análise ao prontuário e entrevista com o paciente também foi identificado diagnósticos médicos de Diabete Mellitus e de Hipertensão Arterial, mas em março de 2013 apresentou queda de pressão, tontura e desmaio, onde o médico generalista que o acompanha suspendeu o uso de medicamentos anti hipertensivos e o encaminhou ao cardiologista.
Desde2008, realizava tratamento em Jundiaí, nessa época desenvolveu Erisipela em MMII e desde então apresenta Úlcera Venosa em MID. Faz acompanhamento no CEM a cinco anos.
O presente estudo vai focar na patologia de Ulcera Venosa e os cuidados prestados pela enfermagem.
Úlcera Venosa é uma ulceração da parte inferior da perna causada pela redução no suprimento de sangue por conseqüência de doençasvenosas, arteriais ou neurovasculares, tais como trombose venosa, varizes, diabetes entre outras. Normalmente são localizados nos tornozelos ou terço inferior das pernas e pés.
Assumimos os cuidados com o paciente no dia 12/05/2014; apresentando lesão de 15x11cm (medidas feita em 08/05/2014, retiradas do prontuário) em MID com presença de exsudado de cor amarela, bordas avermelhadas, odorcaracterístico e presença de miíase no interior da lesão; realizado curativo oclusivo utilizando SF 0,9%, sulfadiazina de prata no interior da lesão e dersane ao redor da lesão para hidratar.







2- OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICO


Pesquisar o conceito e a assistência de Enfermagem no tratamento de Úlcera Venosa;
Demonstrar a importância da assistência de enfermagem ao paciente com úlceravenosa;
Utilizar o estudo como mais um aprendizado, tendo como base a SAE, Diagnóstico, Prescrição e Evolução de Enfermagem voltada para o diagnóstico dessa cliente.






















3- MÉTODOS


O presente estudo foi desenvolvido durante o estágio extracurricular supervisionado na disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva, na unidade do CEM no setor sala de curativos.Após a escolha do presente caso, foi realizada uma breve entrevista e analisado todo o prontuário do paciente, focalizando na patologia de úlcera venosa. Utilizamos também revisão bibliográfica e sites específicos.
























4- DESENVOLVIMENTO

4.1- Identificação: queixa principal, inicio e curso do problema atual.

S.S 67 anos, branco, casado, aposentad.Segundo revisão em prontuário, o cliente realizava tratamento em Jundiaí por ter adquirido erisipela em MMII, se apresentou pela primeira vez no CEM em 23/03/2009 com diagnóstico de Úlcera Venosa em MID e desde então realiza atendimento/acompanhamento médico e de enfermagem diariamente/semanalmente.

4.2- Descrições da Patologia
4.2.1- Conceito

A úlcera venosa se caracteriza por umainsuficiência venosa crônica. Quando as válvulas das veias das pernas estão danificadas, o fluxo sanguíneo, que deveria ocorrer das veias superficiais para as veias profundas, passa a fluir sem direção, ocasionando hipertensão venosa. Esta, por sua vez, faz com que os capilares se tornem mais permeáveis propiciando que macromoléculas como fibrinogênio, hemácias e plaquetas passem para o espaço paravascular.Este evento causa alterações cutâneas, fazendo com que a pele fique mais sensível e propícia a uma lesão.
A UV pode iniciar de forma espontânea ou por um trauma. Quando inicia de forma espontânea, geralmente localiza-se pouco acima dos maléolos internos; quando por traumatismos, surge em outras regiões como face anterior e lateral da perna, ou até mesmo no pé.

4.2.2- Etiologia e IncidênciaÚlcera venosa é uma ferida, uma lesão decorrente de alteração pela drenagem venosa deficiente. As úlceras ou feridas das extremidades inferiores são conseqüência de doenças venosas, arteriais ou neurovasculares, tais como varizes, trombose venosa, aterosclerose, diabetes e hipertensão arterial entre outras.
Corresponde de 70% a 90% das ulceras de perna. Tem alto índice de recorrência,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fratura femur
  • Fratura de Femur
  • Fratura de femur
  • Fraturas Fêmur
  • Fratura do Fêmur
  • Fratura de femur
  • complicações tardias em fratura de femur
  • Fratura de diafese de femur

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!