Franz kafka e os princípios constitucionais brasileiros

Páginas: 9 (2100 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
1. Introdução

O objetivo do presente trabalho é a analise crítica dos paralelos entre o livro O Processo de Franz Kafka e o sistema processual penal brasileiro.
Franz Kafka nasceu em Prague, Bohemia (then belonging to Austria), July 3, 1883, d.Praga (então pertencente à Áustria), 03 de julho de 1883, fruto de uma família judia de classe média
Foi um dos escritores mais influentes desteséculo. Virtually unknown during his lifetime, the works of Kafka have since been recognized as symbolizing modern man's anxiety-ridden and grotesque alienation in an unintelligible, hostile, or indifferent world.Praticamente desconhecido durante sua vida, as obras de Kafka já foram reconhecidos como simbolizando a alienação ansiosa e grotesca do homem moderno num mundo ininteligível, hostil ouindiferente. Kafka came from a middle-class Jewish family and grew up in the shadow of his domineering shopkeeper father, who impressed Kafka as an awesome patriarch. Kafka veio de uma família judia de classe média. None of Kafka's novels was printed during his lifetime, and it was only with reluctance that he published a fraction of his shorter fiction.Nenhuma de suas obras foi impressa durante suavida, e foi só com relutância que ele publicou uma fração de sua curta ficção. This fiction included Meditation (1913; Eng. trans., 1949), a collection of short prose pieces; The Judgment (1913; Eng. trans., 1945), a long short story, written in 1912, which Kafka himself considered his decisive breakthrough (it tells of a rebellious son condemned to suicide by his father); and The Metamorphosis (1915;Eng. trans., 1961), dealing again with the outsider, a son who suffers the literal and symbolic transformation into a huge, repulsive, fatally wounded insect.
Contrary to Kafka's halfhearted instruction that his unprinted manuscripts be destroyed after his death, his friend Max Brod set about publishing them and thus became the architect of his belated fame.
Kafka lived his life in emotionaldependence on his parents, whom he both loved and resented.
. Kafka's fiction, somewhat like ink-blot tests, elicits and defeats attempts at conclusive explanation.

2. O Processo

A temática da obra gira em torno de Joseph K, um bancário que, no dia de seu aniversário de 30 anos, é preso por uma acusação que desconhecia, em cumprimento a uma lei que igualmente não tinha conhecimento.
Desde oinício pode-se perceber uma inversão da frase, “todos são inocentes até que se prove o contrário”. No caso de K, ele já era presumidamente considerado culpado, sem nem ao menos saber o motivo.
No inicio pode-se perceber que a justiça, representada naquele momento pelos guardas, não guardava o respeito pelo acusado, se é que se pode chamá-lo assim, os guardas, em uma atitude que parece ter sidomotivada por uma sensação de poder inabalável, além de não se identificarem, como se não necessitassem de dar satisfações a ninguém, ainda comem o café da manhã de deveria ser de K.
Joseph K, que não teve esclarecimento algum, chega pensar tratar-se de alguma brincadeira, mas quando percebe que se trata de algo sério mantém-se calmo, tendo a certeza de que tudo poderia esclarecido ao ser interrogado poralguém. Mas isso não ocorreu. K foi entrevistado por um inspetor que apenas o chantageava e o ameaçava. O que se mostra mais complexo nesta parte é que os guardas e o inspetor também não sabiam o motivo de sua prisão.
Todo o enredo se desenvolve sem que se saiba o motivo do crime e quem o acusou. K passa todo tempo tentando se defender inutilmente, contrata um advogado que não dá muita atenção aoseu processo e que também não consegue descobrir as causas de sua prisão.
Em relação ao poder judiciário, este ficou bem distante de K. Ele não conseguiu acesso algum, devido a quantidade de processos e ao caminho absurdo que a acusação contra ele seguiu, até crianças eram chamadas a depor.
Ao final, após lutar contra o desconhecido K. é executado.

3. O processo de Kafka e os princípios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • franz kafka
  • PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO
  • Franz kafka
  • Franz kafka
  • Franz Kafka
  • Franz kafka
  • Comentarios Metamorfose De Franz Kafka
  • A Metamorfose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!