Franz Boas e a Antropologia Cultural

Páginas: 3 (732 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Questões sobre o texto:
BOAS Franz. 2006. Antropologia Cultural
Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro

1. Identificação do argumento do autor/texto. (Trata-se de que?)

Boas aborda diversosmétodos da antropologia, apontando suas falhas e sugerindo outras formas de lidar com as questões que perpassam o estudo da cultura.
Primeiramente, faz uma severa crítica ao método comparativoutilizado pelos evolucionistas. As similaridades culturais entre os povos, em geral, não teriam uma origem comum como diziam estes, mas teriam surgido de forma independente ao redor do globo. Boasdefende um estudo detalhado e microescalar para descobrir os processos de desenvolvimento de cada cultura e o porquê de suas diferenças, aliando análises biológicas, geográficas, sociais, eprincipalmente históricas, para assim pensar em uma comparação: “Temos que exigir que as causas a partir das quais o fenômeno se desenvolveu sejam investigadas, e que as comparações se restrinjam àquelesfenômenos que se provem ser efeitos das mesmas causas." (p. 31-32, linha 31) ; “Em suma, antes de se tecerem comparações mais amplas, é preciso comprovar a comparabilidade do material.” (p.32, linha 11).Para Boas, a história é um fator importantíssimo, mas antes de usá-la indiscriminadamente para fazer conexões entre os povos é preferível aplicá-la no estudo de uma cultura específica em seusdiversos momentos a fim de explicar seu desenvolvimento: “O método histórico atingiu uma base mais sólida ao abandonar o princípio enganoso de supor conexões onde quer que se encontrem similaridadesculturais.” (p. 38, linha 26). Sua análise diacrônica não permite comparar, por exemplo, dois povos de uma mesma época sem levar em conta as particularidades de cada um.
Respondendo a uma objeção aseus argumentos, reconhece a influência das condições geográficas sobre o desenvolvimento cultural, mas não acredita que seja seu modelador primário: “Uma rápida revisão de povos e tribos do nosso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia Cultural geral e de Franz Boas
  • Antropologia cultural
  • Franz Boas e a Antropologia Moderna
  • Antropologia franz boas
  • Resenha do texto
  • Franz boas e o particularismo histórico e cultural
  • Artigo antropologia II: Franz Boas
  • As limitações do método comparativo em antropologia. franz boas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!