Frantz Omar Fanon foi um psiquiatra e ensa sta franc s

869 palavras 4 páginas
Frantz Omar Fanon foi um psiquiatra e ensaísta francês, também um influente pensador do século XX sobre os temas que abrangem descolonização e psicopatologia da colonização.
Fanon enxerga o racismo como elemento central entre o colono e o colonizador, o negro e o branco.
Fanon inicia sua obra anunciando que gostaria de transformar o negro em um ser de ação. E o problema torna-se mais agudo no capitulo sobre a psicopatologia, onde Fanon mostra que o mundo moderno não tem uma noção coerente do que é uma pessoa negra normal ou um adulto negro. O comportamento patológico, um negro que se assume negro, é autenticamente negro, enquanto aquele que não se comporta como tal é considerado inautêntico. Isso confirma uma patologia.
Fanon sugere que o negro é obcecado em fixar-se em algum lugar por causa da sua impotência social. O principal problema dessa atitude é a busca pela liberdade escondendo-se dela.
De início, quando falamos de sua pesquisa sobre o racismo, abordamos que sua primeira ideia é que o proletariado branco da África do Sul é racista não por uma especificidade cultural ou cotidiana, mas sim pelo fato do racismo ser um elemento estrutural na sociedade sul-africana. Dessa forma, para Fanon, aqueles que têm uma atitude racista não são mais racistas do que aqueles que presenciam uma e não se manifestam com indignação.
Após tal conclusão, Fanon decide ir além e diz que o racismo ultrapassa as fronteiras africanas e chega na Europa, e diz que isso acontece porque o europeu têm no inconsciente da coletividade um tipo de “complexo de autoridade”.
A partir desse complexo de autoridade, surge, como criação deles, a necessidade de classificar e hierarquizar outros grupos humanos em raças e etnia, a partir dessa demanda nasce o “negro” em dicotomia com o branco. Ele diz: “é o racista que cria o inferiorizado”.
Fanon diz que a partir da sujeição dos colonizados aos colonos europeus estabelece-se um duplo narcisismo, concluindo que o branco só se considerará completo

Relacionados