Frangos de corte

Páginas: 47 (11689 palavras) Publicado: 26 de junho de 2013

INTRODUÇÃO


A produção de frangos é um empreendimento que requer investimento razoável cujo retorno é proporcional à habilidade do produtor de maximizar os ganhos e minimizar as fontes de perdas. Tanto quanto a alimentação e o manejo, a saúde do plantel é importante. Aves doentes com ou sem sintomas visíveis, causam perdas à produção, além de comprometer a segurança do lote e dosplantéis circunvizinhos.
No Brasil, país grande exportador de carne de frango, a necessidade da implementação de medidas de biossegurança no setor produtivo é cada vez maior. Uma vez que problemas sanitários graves, podem comprometer a exportação de produtos avícolas, essas medidas devem ser adotadas tanto visando a obtenção de melhores resultados de produção quanto devido ao comprometimento do setorcom a produção regional e nacional.
O manejo de frangos de corte é um investimento que exige:
• Responsável técnico para as etapas de elaborações dos projetos de instalação e de manejo do aviário, de execução e de assistência técnica.
• A disponibilidade de recursos financeiros para o investimento inicial;
• O interesse da indústria na integração;
• Termão-de-obra com dedicação permanente na propriedade;
• Água de boa qualidade e energia elétrica
Os cuidados gerais com a saúde dos frangos não abrangem somente limpeza e organização do aviário e suas imediações, mas engloba procedimentos como vacinação, correta alimentação, medidas de controle de parasitas, entre outras. Muitas vezes o pessoal não toma as medidas corretas deixando os frangosimunes a doenças, como influenza aviaria, salmoneloses e microplasmoses entre outras
Esse trabalho tem como tema, mostrar um pouco sobre os procedimentos certos a tomar, para não deixar seus frangos de corte não imunes a doenças mínimas como calo de pé, papo cheio até doenças de grande porte como influenza aviaria e ter um lote sadio. E mostra todos os cuidados que devemos ter desde o alimentoaté as coisa do abate.


























FRANGOS DE CORTE
UNIDADE I PREPARAÇÕES PARA TER UM LOTE COM SAÚDE

Em um lote é muito importante cuidar da saúde dos frangos, pois eles tendo uma saúde boa e estando em condições o rendimento e os lucros do lote serão maiores.
No entanto existem vários cuidados e providências que podemos tomar para isso acontecer, esseprocesso pode ser de grande tamanho a coisas pequenas desde cuidados com o alimento á níveis maiores.
Nessa unidade iremos ver um pouco dos cuidados que podemos ter em um plantel.

Capítulo 1: ALIMENTO E ÀGUA

Os frangos não devem passar fome, sede ou subnutrição; para isso, devem ter fácil acesso à água fresca e a uma dieta elaborada para manter sua saúde plena e promover um bem-estarpropício. A alimentação e a água devem ser distribuídas de forma que os frangos possam comer e beber sem competição excessiva.

1.1Alimento


Nos primeiros 21 dias de vida, os pintinhos não apresentam sistema termo-regulador ativo, ou seja, não produzem seu próprio calor através dos nutrientes ingeridos. É importante nesta época, manter fontes de aquecimento (campânulas), observando adistribuição das aves, que deverá ser uniforme. Aves amontoadas indicam que estão com frio, enquanto que aglomeradas em um canto podem indicar corrente de ventos, que deverá ser contida através do uso de cortinas. A temperatura de conforto para o pintinho, não é a mesma para nós, portanto ele deverá ter aquecimento disponível por toda noite ou dias mais frios, até que ocorra a troca de penas, por volta de 21dias de idade, nesse período devemos fornecer ração Frango Inicial.
Nesta fase, a ração inicial deverá conter grandes concentrações de nutrientes para garantir um ótimo desenvolvimento dos animais. O uso de outras rações, como crescimento e engorda, leva ao baixo crescimento das aves. O balanceamento de Proteínas e aminoácidos é de grande importância, além das quantidades de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Frangos de corte
  • FRANGO DE CORTE
  • Frangos de Corte
  • Frango de corte
  • Frango de corte
  • Frango de corte
  • Frango de corte
  • Frangos de corte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!