Franck Corbusier Walter

Páginas: 22 (5441 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2015
Nome completo Frank Lloyd Wright
Nascimento 8 de junho de 1867 - Richland Center, Wisconsin
Morte: 9 de abril de 1959 (91 anos) Phoenix, Arizona
Obras notáveis
Robie House
Casa da Cascata
Johnson Wax Building
Solomon R. Guggenheim Museum
Westcott House
Florida Southern College
Prêmios:Medalha de Ouro da AIA (1949)

Frank Lloyd Wright (Richland Center, 8 de junho de 1867 — Phoenix, 9 deabril de 1959) foi um arquiteto, escritor e educador estadunidense. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade. No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projetos,[1] dos quais mais de quinhentos construídos,[2] Wright influenciou osrumos da arquitetura moderna com suas ideias e obras e é considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX.
Antes de se tornar um dos maiores arquitetos de todos os tempos, ele estudou engenharia e, faltando poucas semanas para sua graduação, abandonou o curso e foi trabalhar em Chicago como desenhista no escritório de Silsbee, um arquiteto de renome. Tornou-se a figura chaveda arquitetura orgânica, exemplificada pela Casa da Cascata, um desdobramento da arquitetura moderna que se contrapunha ao International style europeu. Foi o líder da Prairie School, movimento da arquitetura ao qual pertencem os projetos da Robie House e a Westcott House, e também desenvolveu o conceito de Usonian home, do qual a Rosenbaum House é um exemplo. Sua obra inclui exemplos originais e inovativosde edifícios dos mais diferentes tipos, incluindo escritórios, templos, escolas, hotéis e museus. Frequentemente detalhava também os elementos a serem empregados no interior de suas construções, tais como mobília e vitrais.


FRANK LLOYD WRIGHT
OS PRINCÍPIOS DE SUA ARQUITETURA ORGÂNICA
Vazio. Acredito ser este o ponto culminante da arquitetura como um todo. Por mais que enchamos o mundo deconstruções, tudo deve se encerrar no espaço que “sobra” entre elas. É no vazio entre as paredes de uma casa que vivemos. E no vazio entre as edificações é que transitamos. A edificação em si, portanto, deve ser pensada e concebida de modo a preservar estes espaços da melhor maneira. Não por acaso, o arquiteto e hisotriador italiano Bruno Zevi (1918-2000), afirmou que o grande protagonista do fatoarquitetônico é o espaço vazio onde se vive. Tal afirmação sugere que o conjunto arquitetônico deve ser pensado de dentro para fora. Este cuidado com o espaço vazio (tanto interno quanto externo à edificação) revela uma preocupação maior com o indivíduo que nele irá viver. Nesse contexto, o espaço é pensado como uma unidade, levando-se em conta as necessidades das pessoas e a harmonia com o entorno. Taiscaracterísticas definem a chamada Arquitetura Orgânica, da qual Zevi era partidário, e tem como representante maior um dos grandes arquitetos do século XX: Frank Lloyd Wright. Norte-americano, Wright (1867-1959) foi o autor de verdadeiros marcos da arquitetura mundial do século passado, como a residência Edgar Kaufmann, mais conhecida como Casa da Cascata (Fallingwater House, 1935) e o museuGuggenheim de Nova York (1959).

FALLINGWATER HOUSE (casa da cascata)

GUGGENHEIM NY. (Museu Solomon R. Guggenheim)
Também realizou trabalhos voltados ao planejamento urbano, design mobiliário e artefatos artísticos, como nos revela a arquiteta Ana Tagliari, em seu livro “Frank Lloyd Wright: princípio, espaço e forma na arquitetura residencial” (Annablume, 2011). Além disso, o arquiteto escreveu várioslivros e artigos falando sobre a sua arquitetura. O objetivo aqui é apresentar os princípios nos quais se fundamentou o organicismo wrightiano, com base na publicação de Ana Tagliari. De acordo com a autora, seis princípios básicos nortearam a obra residencial do arquiteto. Estes princípios, segundo ela, foram sintetizados pelo próprio Wright na publicação “The Natural House” (1954). São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Walter
  • Walter
  • Walter
  • Walter
  • Anne franck
  • Franck Hertz
  • Franck-condon
  • Le Corbusier

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!