FRANCIS BACON, DAVID HUME E GEORGE BERKELEY

1959 palavras 8 páginas
MILTON SANTOS:
UM DOS MAIORES CIENTISTAS SOCIAIS BRASILEIROS

ITABUNA – BAHIA
2013
01. INTRODUÇÃO.

Milton Santos foi um geógrafo brasileiro que se destacou no cenário nacional e internacional, por ser considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil. Destacou-se por escrever e abordar sobre inúmeros temas, como a epistemologia, a globalização, o espaço urbano, entre outros. Além de analisar a realidade brasileira de modo à convergir com questões sociais, a exemplo da pobreza, e da desigualdade. O geógrafo deixou uma vasta obra, com dezenas de livros e uma infinidade de textos, artigos e capítulos. Seu pensamento ainda é considerado atual e muitas das críticas dos movimentos antiglobalização fundamentam-se em suas ideias.

02. BREVE BIOGRAFIA DE MILTON SANTOS.

Milton Almeida dos Santos nasceu em três de maio de 1926, na cidade de Brotas de Macaúbas, município do estado da Bahia, na microrregião da Chapada Diamantina. A família de sua mãe, cujos pais eram também professores primários, gozava de prestígio por onde passava. Já a família paterna era mais humilde e descendia de escravos. Os pais de Milton sabiam que o caminho para a liberdade era a educação. Conheceram-se em 1921, a poucos dias da festa de formatura do Sr. Francisco, na escola Normal de Salvador. D. Adalgisa ingressaria na mesma escola em 1924, casando-se nesse mesmo ano.
Partiram, então, para Brotas de Macaúbas, região da Chapada Diamantina, no estado da Bahia, onde morava um irmão mais velho de D. Adalgisa, Dr. Agenor, advogado brilhante na região, conhecedor do latim e do grego. Sua clientela era importante, e seu projeto de vida deu certo, a ponto de ser proprietário de um automóvel, Ford Bigode, que às vezes desaparecia de circulação, já que a gasolina vinha da cidade de Salvador e nem sempre chegava regularmente.O

Relacionados

  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas