frança

Páginas: 5 (1044 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

A Aquitânia (em francês: Aquitaine) é uma região administrativa do sudoeste da França limitada a oeste pelo Oceano Atlântico e a sul pelaEspanha. Compreende os departamentos de Dordonha, Gironda, Landes, Lot-et-Garonne e Pirenéus-Atlânticos

Área: 41 400 km² (7.6 % da superfície total de França). População: 2 967 000 (4.97% da população total de França) (2002).
A região é banhada ao oestepelo Oceano Atlântico (golfo da Biscaia ou da Gasconha) desde o estuário da Gironda até à desembocadura do rio Bidasoa (Costa da Prata). Ao sul, está atravessada pelos Pirenéus que a separa de Espanha (Aragão, Navarra e País Basco).
As cidades mais importantes da Aquitânia são: Bordéus (Bordeaux), Pau, Baiona (Bayonne), Agen, Mont-de-Marsan, Biarritz, Périgueux, Bergerac, Dax e Libourne.Agricultura: cultivo de uvas é uma das principais produções da região.
Indústrias:
Petróleo e gás natural são encontrados e produzidos na região.
Produção de vinhos: a produção dos famosos vinhos de Bordéus.
Aeroespacial
As paisagens, a cultura e o patrimônio histórico tornam Aquitaine uma região generosa. Uma generosidade que também está na diversidade de suas paisagens: as encostas dos vinhedos deBordeux, as planícies arenosas da costa do País Basco, os planaltos do Perigord, etc. As estradas atravessam os vilarejos, com sua grande riqueza arquitetônica, onde a gastronomia, perfumada pela trufa, atrai todos os seus sentidos. As grutas de Lascaux são testemunhos da época em que a arte se exprimia pelas pinturas rupestres. Os amantes de surf e de grandes passeios se apaixonam pelas praiassem fim, na beira do oceano. Na bacia de Arcachon, as ostras combinam com os deliciosos vinhos brancos, enquanto que Bordeux, terra de grandes safras, encanta os apreciadores de vinhos.
Inspirando incredulidade e um toque de ciúmes, o Sudoeste da França é a terra do “Paradoxo Francês”. Em Aquitaine, onde os maiores vinhedos dos melhores vinhos do mundo podem ser encontrados, e onde comer éconsiderado “art de vivre”, quase não se ouve falar de colesterol ou doenças ligadas ao coração.
Aqui, as refeições freqüentemente começam com sopas: garbure (uma sopa de fazenda, com vegetais de jardim e carne) ou tourin (sopa de alho). Ao longo da costa, a preferência é dada a uma boa sopa de pescado. No interior, as pessoas nunca se esquecem de “faire chabrot”: quando resta apenas uma pequena porçãode sopa, adiciona-se um pingo de vinho e... termina-se a tigela.
Ostras arcachon, tradicionalmente servidas com salsichas quentes e pão de centeio também ocupam o lugar de honra. Ao longo da costa, terrine de foie gras, que é acompanhado por uma taça de Sauternes ou outro vinho doce da região.
No outono, serve-se guisado de pombo em quase todas as mesas. Talvez você prefira peixe? Na primavera,lampreia “à bordelaise”, em outras palavras servida ao molho de vinho tinto. Durante todo o ano, o salmão nada contra a correnteza, e freqüentemente é preparado ao “molho Béarnaise”. Nos últimos anos, os esturjões reapareceram. Pescadores furtivos, que lucravam muito com o refinado caviar, tinham-nos dizimado. Atualmente, o caviar de Gironde vem sendo servido novamente em ocasiões especiais.
Aseguir vem um prato com carne: cordeiro à Pauillac, carne bovina à Bazas, ou, é claro, ganso ou pato, que podem ser preparados de diversas maneiras (em especial em magrets ou em conserva, sem esquecer do foie gras levemente frito que, na temporada, é servido com uvas chasselas maceradas em vinho Sauternes). Em ocasiões especiais, trufas e cepes também são servidos e muito apreciados.Cabécous (queijosde cabra pequenos e cremosos) e queijo dos Pireneus (feitos com leite de ovelha) são servidos em todas as mesas. O queijo de cabra é guarnecido com nozes de Périgord e o queijo dos Pireneus é servido com uma geléia de marmelo ou de cerejas pretas de Itxassou. Há, naturalmente, frutas, incluindo os famosos melões de Nérac e ameixas de Ente – que já foram dessecadas – que dão origem a saborosas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • França
  • frança
  • frança
  • frança
  • França
  • França
  • A França
  • França

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!