FRAMEWORK PARA A AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MASTER DATA MANAGEMENT

22948 palavras 92 páginas
MESTRADO
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TRABALHO FINAL DE MESTRADO
DISSERTAÇÃO

FRAMEWORK PARA A AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS
DE
MASTER DATA MANAGEMENT

RUI JORGE RAPOSO E SILVA

SETEMBRO - 2012

MESTRADO EM
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TRABALHO FINAL DE MESTRADO
DISSERTAÇÃO

FRAMEWORK PARA A AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS
DE
MASTER DATA MANAGEMENT

RUI JORGE RAPOSO E SILVA

ORIENTAÇÃO:
PROF. ENGª. ANA MARIA MARQUES RIBEIRO DOS SANTOS LUCAS

SETEMBRO - 2012

FRAMEWORK PARA A AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS MDM

Agradecimentos
O presente trabalho de dissertação não é apenas fruto de um esforço individual, resultando da combinação de diversos contributos de várias pessoas. Por essa razão, gostaria de aqui deixar um sincero agradecimento a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste trabalho.

Um agradecimento especial à professora Ana Lucas por ter aceitado a orientação do meu Trabalho Final de Mestrado, através do qual espero conseguir retribuir a confiança depositada. Reconheço especialmente a sua inesgotável paciência e capacidade para gerir as dúvidas, apontar o melhor caminho em cada situação e manter elevada a motivação.

Ao Eng.º Manuel Dias, da Microsoft Portugal, pelo tempo que disponibilizou e por todos os contributos e ideias que propôs para o desenvolvimento e consolidação do trabalho. Ao Professor Doutor Palma dos Reis pela valiosa contribuição que forneceu na fase de avaliação e validação do modelo proposto para a framework e pela sua perspicaz visão analítica.

Ao Eng.º Bruno Marques, da Portugal Telecom, por ter disponibilizado toda a sua experiência e visão pragmática sobre as temáticas do Master Data Management e todos os seus comentários sobre a framework proposta no trabalho de dissertação.

Aos colegas do curso de mestrado por todas as dicas e sugestões e pela solidariedade demonstrada ao longo desta nossa etapa final do curso.

i

FRAMEWORK PARA A

Relacionados

  • Transações sap
    257229 palavras | 1029 páginas