Fragmentos do texto “instituto josué de castro (ijec) – métodos pedagógicos

7032 palavras 29 páginas
FRAGMENTOS DO TEXTO “INSTITUTO JOSUÉ DE CASTRO (IJEC) – MÉTODOS PEDAGÓGICOS” * INTRODUÇÃO

Este texto é uma nova tentativa de reflexão teórica sobre o método pedagógico utilizado pelo Instituto de Educação Josué de Castro – IEJC – que, por sua vez, pertence ao ITERRA – Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária. O Instituto é uma Escola do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, com vários cursos e seus educandos são por ele selecionados. Também está aberta a educandos de organizações aliadas e a articulação Via Campesina.
O método pedagógico do Instituto não é fechado, dogmatizado por o acharmos absolutamente correto ou pronto, pois está em continua gestação através do questionamento e da contribuição dos educadores e educandos que dele participam. O que o determina [o processo educativo] são os sujeitos envolvidos e o objetivo desta escola: “a formação política do cidadão para a construção do socialismo”. Apostamos na “construção de uma sociedade socialista através de uma ciência dialética (com objetivos práticos / um objetivo político determinado) chamada pedagogia, construída como parte integrante de um coletivo de produção social”.
Espero que este texto seja mais do que um emaranhado de termos técnicos destinados apenas a iniciados. O risco é, pela abstração, o método ser visto como uma “máquina” dissociada do processo educativo em andamento que é composto de pessoas, de vida, que é muito mais do que um monte de células organizadas, morrendo e se reproduzindo.

PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS

Princípios Filosóficos: Os princípios filosóficos dizem respeito nossa visão de mundo, nossas concepções mais gerais em relação à pessoa humana, à sociedade, e ao que entendemos que seja educação. São os fundamentos dos objetivos estratégicos do trabalho educativo.
1) Educação para a transformação social.
2) Educação para o trabalho e a cooperação.
3) Educação voltada para as várias dimensões da pessoa

Relacionados