FRACASSO ESCOLAR

Páginas: 32 (7762 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
1. O fracasso escolar

Segundo BOSSA, (2002) o fracasso escolar só surgiu a partir da escolaridade obrigatória a partir do século XIX, em função das mudanças econômicas e estruturas da sociedade. Segundo o mesmo autor sendo que quando se fala em obrigatoriedade, vem junto à conquista de uma sociedade amargurada sem muitas opções, de participar do progresso, que era direcionado para a elite,mas como sempre as lutas vêm seguidas por dificuldade, ou seja, como foi expresso no texto acima tudo começou com a escolaridade para todos, mesmo porque a sociedade não estava preparada para ingerir tantas “mudanças, culturais e econômicas e estruturais”.
Segundo CORDIÉ, 1996

A pressão social serve de agente de cristalização para um distúrbio que se inscreve de forma singular na historia decada um. Diante da posição de busca-se um entendimento das condições das classes sócias que torna possível a situação da qualidade do ensino que produz essa função de construir culturalmente a determinada forma de repensar, sobre alguns fatores que enredam e dar suporte para o fracasso escolar, de modo que o “sócio – cultural, conflitos familiar, sistema pedagógico, deficiência intelectual”, estãoinserido no contexto da não aprendizagem (22.p.).




Segundo Weiss, (2007) o fracasso escolar, sobre o qual se almeja tecer aqui algumas estimas, não pode ser depositado tão somente sobre o aluno. Segundo o mesmo autor há vários fatores ao redor, que trazem consequências e possibilita a outras perspectivas em relação ao estudo; sendo elas a escola e a própria sociedade, que cobra, mas nãocumpre seu papel não dar suporte de interação para as classes sócias menos favorecidas, onde o fracasso escolar e claro e abrangente com grande índice de repetências, “considerados grupos pertencentes” “deficientes mentais”, com limites e problemas grave de aprendizagem.
Para SCOZ, 1994

a pobreza dos alunos aparece com o forte determinante dos problemas de aprendizagem, todavia ressalta que semquerer negar que grande parte do fracasso de alguns alunos pode estar relacionada a pobreza material ás que estão submetidos, é importantes estar atento para que a baixa renda das famílias não seja utilizada como justificativa para o insucesso escolar das crianças, examinado a escola, suas organização didático pedagógica, seus agentes e suas condições internas de qualquer responsabilidade (81.p.).Segundo a autora o assunto importante que influência bastante nas comunidades carentes e aos olhos dos profissionais da educação e outras areias que focaliza a pobreza como um foco restrito dos problemas do ensino e grande parte do fracasso escolar estão na maioria dos alunos que está na maioria dos alunos que estão incluindo na baixa renda, ou seja, pobreza. Mas devemos está sempre emalerta para que esses problemas não seja focalizado ou direcionado só a alunos de família de baixa renda. Dessa forma estamos generalizando e essa justificativa está contribuído para o livramento de outros fatores que contribui para os maus resultados, ou seja, o fracasso escolar, assim desviando a escola seus dirigentes didático pedagógico e pessoas que fazem parte da escola direto e indireto desuas responsabilidade como toda.
Segundo NAGEL, (1989)

a escola não pode esperar por reformas legais para enfrentar a realidade que lhe afoga. Além do mais, a atitude de acreditar “por decretos” [...] reflete o descompromisso de muitos e a responsabilização de poucos com aquilo que deveria ser transformado. A escola tem uma vida interior que sem ser alterada por códigos legislativos, podetrabalhar com o homem em nova dimensão, bastante para isso que seus membros se disponham a estabelecer um novo projeto de reflexão e ação (10.p.).



A mesma autora a escola publica e uma das instituições mais frequentadas por crianças de famílias de baixas rendas e também a que tem mais invasão, repetência, ou seja, fracasso escolar. Muito se fala pouco se faz diante do problema, a qualidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fracasso Escolar
  • Fracasso Escolar
  • fracasso escolar
  • Fracasso escolar
  • O fracasso escolar
  • Fracasso escolar
  • Fracasso escolar
  • fracasso escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!