FRA AODESTAC

2420 palavras 10 páginas
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SECRETARIA DA SEGURANÇA PUBLICA
BRIGADA MILITAR
DEPARTAMENTO DE ENSINO ESCOLA DE BOMBEIROS

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO

Passo Fundo é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. É a maior cidade do norte do estado, sendo considerada cidade média, com população estimada em 200.028 habitantes. Possui um grande número de edifícios, sendo uma das cidades mais densas do Estado. O PIB do município é de 4.551,198 mil reais (201) e a renda per capita, de 26.365.24 reais (2011) 6 . A cidade é conhecida como "Capital do Planalto Médio", "Capital Nacional da Literatura","Lugar de ser Feliz"e "Capital do Norte", já que é a maior cidade do Noroeste Rio-grandense.
Em 1827 foi fundada pelo cabo Manuel José das Neves a Fazenda Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas terras que recebeu da Comandância Militar de São Borja. Essa fazenda foi a retomada da povoação da região onde hoje fica o município de Passo Fundo. Sua sede ficava onde hoje está a Praça Tamandaré. Em um terreno de nove metros quadrados doados à Igreja, foi erguida em 1835 a Capela de Nossa Senhora da Conceição, onde hoje fica localizada a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Passo Fundo.
Em 1830, o capitão Joaquim Fagundes dos Reis foi designado pela Comandância Militar de São Borja para exercer a função de comissário na nascente povoação, sendo assim considerado a primeira autoridade da cidade. Historiadores apontam fatos que açambarcam o passado sombrio e doloroso de Passo Fundo.

CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO

Passo Fundo tem uma população estimada em 2013 de 194.432 habitantes.

Considerada a "Capital do Planalto Médio", é uma das maiores cidades do estado. O município apresenta características de uma cidade desenvolvida, sem perder as qualidades de uma querência hospitaleira. Dispõe de um comércio diversificado, amplo rol de bares e restaurantes, excelente estrutura hoteleira e

Relacionados