Foz do iguaçu

Páginas: 10 (2297 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
O DESTINO DO MUNDO
Porque tudo se cala diante da beleza de suas águas e se curva sob a Maravilha de suas quedas!Foz do Iguaçu
É um município brasileiro localizado no extremo oeste do estado do Paraná, do qual é o 7° mais populoso, com 256.081 habitantes, conforme o Censo de 2010.
Integra uma área urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai e Puerto Iguazú, na Argentina, países com os quais acidade faz fronteira.
É o segundo destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul. .
História
Pesquisas arqueológicas realizadas pela Universidade Federal do Paraná no espaço brasileiro do reservatório de Itaipu, antes de sua formação, situaram em 6.000 a.C. os vestígios da mais remota presença humana na região; váriosgrupos humanos sucederam-se ao longo dos séculos. Os últimos que precederam os europeus (espanhóis e portugueses) foram os índios. Em 1542, o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca chegou ao rio Iguaçu e por ele seguiu guiado por índios Caingangues, atingindo as Cataratas e batizando o Paraguai.
Em 1881 Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes: o brasileiro Pedro Martins da Silva e oespanhol Manuel González. Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa, que iniciaram a exploração da erva-mate. Oito anos após, foi fundada a colônia Militar na fronteira .
A expedição do Engenheiro e Tenente José Joaquim Firmino chegou a Foz do Iguaçu em julho de 1889. Foi levantada a população e identificadas 324 pessoas, em sua maioria paraguaios e argentinos. Mas havia também espanhóis eingleses já presentes na região, dedicados à extração da erva-mate e da madeira, exportadas via rio Paraná.
Em 22 de novembro do mesmo ano, o Tenente Antônio Batista da Costa Júnior e o Sargento José Maria de Brito fundaram a Colônia Militar, que tinha competência para distribuir terrenos a colonos interessados.
No ano de 1897 foi criada a Agência Fiscal, chefiada pelo Capitão Lindolfo Siqueira Bastos.Ele Registrou a existência de apenas 13 casas e alguns ranchos de palha. Nos primeiros anos do século XX a população de Foz do Iguaçu chegou a aproximadamente 2.000 pessoas e o vilarejo dispunha de uma hospedaria, quatro mercearias, um rústico quartel militar, mesa de rendas e estação telegráfica, engenhos de açúcar e cachaça e uma agricultura de subsistência.
Em 1910 a Colônia Militar passou àcondição de "Vila Iguassu", distrito do município de Guarapuava. Dois anos depois, o Ministro da Guerra emancipou a Colônia tornando-a um povoamento civil entregue aos cuidados do governo do Paraná, que criou então a Coletoria Estadual da Vila. Em 14 de março de 1914, pela Lei 1383, foi criado o município de Vila Iguaçu, instalado efetivamente no dia 10 de junho do mesmo ano, com a posse doprimeiro prefeito - Jorge Schimmelpfeng - e da primeira Câmara de Vereadores. O município passou a denominar-se "Foz do Iguaçu" em 1918.

A história do Parque Nacional do Iguaçu começa no ano de 1916, com a passagem por Foz do Iguaçu de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação. A área pertencia ao uruguaio Jesus Val.Santos Dumont intercedeu junto ao Presidente do Estado do Paraná, Affonso Alves de Camargo, para que fosse desapropriada e tornada patrimônio público. Em 1994 os decretos se consolidam e ampliam a área do Parque Nacional.
Com a inauguração da Ponte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Foz do iguaçu
  • ROTEIRO FOZ DO IGUAÇU
  • Relatorio foz do iguaçu
  • Roteiro foz do iguaçu
  • Visita técnica Foz de Iguaçu
  • HISTORIA DE FOZ DO IGUAÇU
  • História do Batalhao
  • Relatorio de campo Foz do Iguaçu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!