Foucault, as concepções de poder e as influencias para a socidade conteporanea

5625 palavras 23 páginas
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho monográfico tem a pretensão de refletir sobre a concepção de poder desenvolvida pelo filósofo francês Michel Foucault e suas implicações para as relações dos indivíduos com a mídia na sociedade contemporânea, considerando que o conjunto da obra desse pensador influenciou e continua influenciando a produção intelectual nos distintos campos do saber. Especificamente, tentaremos fazer uma análise da concepção de poder defendida por Foucault, a qual se diferencia das idéias de teóricos como Locke, Hobbes, Rousseau, Marx etc que, também, estudaram a temática do poder, a partir de outras perspectivas.
A escolha do tema para um estudo monográfico está implicada nas leituras que realizamos na condição de aluno de graduação do Curso de Ciências Sociais, articuladas às reflexões que fizemos em sala de aula com os professores e colegas, a partir das quais tivemos a oportunidade de ler e interagir com textos teóricos de autores tais como Weber, Marx e Foucault para pensar sobre as relações de poder que cercam os indivíduos nas sociedades. Essas atividades instigaram-me a desenvolver um estudo direcionado para as relações de poder nas sociedades contemporâneas, por observar que o poder não está apenas vinculado a uma fonte exclusiva a exemplo do Estado, nem mesmo funciona simplesmente como mistificação, alienação e repressão como propõe a perspectiva marxista, mas afetando todas as relações, estende-se por todos os espaços, independente do lugar que os indivíduos ocupam na sociedade. Assim sendo, fomos movidos por realizar este estudo, a partir de uma concepção em que todos exercem o poder.
Tal caminho levou-me a escolher a concepção Foucaultiana de poder por esta ser adequada para pensar o poder em contextos específicos e revelar um modo de olhar dissociado de uma metodologia como regras e etapas a serem observadas. Isso justifica a nossa motivação para o estudo, já que Foucault coloca a possibilidade de as pessoas se rebelarem dentro da rede

Relacionados