fotossíntese

Páginas: 6 (1374 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
 Relação entre fotossíntese e respiração celular
De uma perspectiva humana, a fotossíntese é o processo mais importante que ocorre na terra. Durante a fotossíntese, as plantas, algas e bactérias fotossintetizantes são capazes de “tirar proveito do sol” utilizando a energia radiante para converter moléculas simples- dióxido de carbono e água- em moléculas orgânicas complexas quepodem ser utilizadas igualmente por plantas e animais como fonte de energia e de moléculas estruturais. Além disso, a fotossíntese libera oxigênio (O2) para o ar que respiramos. E é este oxigênio que exerce papel importante na respiração celular e na síntese de ATP.
As plantas em geral utilizam-se de pigmentos denominados clorofila. Há diversos tipos de clorofila, que diferenciam entre si nosdetalhes de sua estrutura molecular e nas suas propriedades específicas de absorção. A clorofila a, transforma a energia solar em energia química.
Duas outras classes de pigmentos que estão envolvidas na captura da energia luminosa são os carotenóides e as ficobilinas. A energia absorvida por esses pigmentos acessórios precisa ser transferida para a clorofila a, e assim como as clorofilasb e c, estes pigmentos acessórios não podem substituir a clorofila a na fotossíntese. Embora os pigmentos carotenoides possam auxiliar na coleta da luz, sua principal função é a de antioxidante, prevenindo danos fotooxidativos ás moléculas de clorofila. Sem os carotenoides não haveria a fotossíntese na presença de oxigênio
As reações da fotossíntese são divididas em dois principaisprocessos: reações de transdução de energia e reações de fixação do carbono. Frequentemente, as reações de transdução de energia são consideradas como reações luminosas( ou reações dependentes de luz). Tradicionalmente, as reações de fixação do carbono tem sido referidas como reações de escuro ou reações independentes de luz
Durante as reações de fixação do carbono,a anergia do ATP é usada paraligar o dióxido de carbono covalentemente a uma molécula orgânica, ao redutor NADPH é utilizado então para reduzir um átomo de carbono recém-fixado a um carboidrato simples. No processo, a energia química do ATP e NADPH é usada para sintetizar moléculas adequadas para transporte (açúcares) e estocagem (amido).

Dois fotossistemas estão envolvidos nas reações luminosas. Cada fotossistema incluium conjunto de 250 a 400 moleculas e consiste em dois componentes intimamente relacionado: um complexo antena e um centro de reação. O complexo antena consiste em moléculas de pigmentos que agregam a energia luminosa e a “canalizam” para o centro de reação. O centro de reação é constituído de um complexo de proteínas e moléculas de clorofila que possibilitam a conversão de energia luminosa emenergia química. Dentro dos fotossistemas, as moléculas de clorofila estão ligadas a uma membrana protéica de ligação específica e mantidas no local para permitir uma captura eficiente da energia luminosa.
Na célula animal, a maior parte dos nutrientes que vão virar ATP, passam pelas mitocôndrias. Elas possuem a maquinaria para a fosforilação oxidativa (aeróbia) que são muito eficientes nesseprocesso.
A queima da glicose libera uma quantidade certa de energia e consome oxigênio. O resultado dessa operação, produz calor (690kcal/mol), água e gás carbônico , segundo a equação .

C6 H12 O6 + 6O 2 6CO2 + 6H2O + CALOR (ENERGIA)

Graças á fosforilação oxidativa, cada mol de glicose produz mais 36 mols de ATP. Após o aparecimento dooxigênio na atmosfera, desenvolveu-se uma nova via metabólica de maior rendimento energético, a fosforilação oxidativa.
Na fosforilação oxidativa, o piruvato é oxidado até se formarem água e gás carbônico, com alto rendimento energético. Costuma distinguir, na oxidação fosforilativa, três mecanismos distintos, mas que se intrelaçam intimamente: a produção de acetilcoenzima A (acetil-CoA), o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fotossíntese
  • Fotossíntese
  • A Fotossíntese
  • fotossíntese
  • FOTOSSINTESE
  • Fotossíntese
  • Fotossintese
  • fotossintese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!