Fotorreatividade e cinpetica dos compostos de coordenação

540 palavras 3 páginas
Relatório 6 – Química de Coordenação
Fotorreatividade e cinpetica dos compostos de coordenação

Objetivos Ilustrar conceitos e propriedades fotoquímicas de alguns compostos de coordenação. Estudar a cinética de um processo térmico.
Procedimento Experimental

PARTE I
1. Reação de foto-oxi-redução
Em dois tubos de ensaio distintos foi colocado cerca de 3 mL de uma solução tampão de acetato de sódio e 4 mL de uma solução com bipiridina. A seguir, adicionou-se cerca de 1 mL de solução ácida de [Fe(ox)3]3- e um dos tubos foi exposto à radiação, sob agitação, por um tempo determinado.
Ambos os tubos foram mantidos no escuro e tiveram suas absorbâncias determinadas após o período de 30 min.

2. Reação fotoquímica reversível
Foi adicionada uma alíquota de solução de ditiozianato de mercúrio em xileno num tubo de ensaio de tampa com rosca. A solução foi exposta a uma fonte de luz, sob agitação. Após as alterações observadas, o tubo foi mantido no escuro.
PARTE II
Num espectrofotômetro com comprimento de onda fixado em 605 nm foi irradiada uma amostra de ditizonato de mercúrio dentro de uma cubeta e foi acompanhado o decaimento do isômero azul.

Resultados

PARTE I
1. Reação de foto-oxi-redução

2. Reação foto química reversível

Ao expor o composto à radiação, observou-se a mudança de cor de um tom alaranjado para incolor. Ao retornar a solução para o local escuro, a solução retomou sua cor original.
Complexos coordenados de ditizonas sofem mudança de coloração quando são expostas à radiação de alta intensidade na região do visível e quando são guardadas no escuro. Dentre algumas características apontadas nesses complexos estão os fatos de eles sofrerem mudanças de coloração reversível, sofrerem fotoativação no comprimento de onda de 350 nm, apresentarem fenômenos fotoquímicos, reações fotoquímicas reguladas termicamente e estabilidade quando expostos à luz visível.
Complexos de ditizonatos de mercúrio sofrem mudança de coloração na

Relacionados