FOTOJORNALISMO

874 palavras 4 páginas
O fotojornalismo é um ramo da Fotografia onde a informação é clara e objetiva, através da imagem fotográfica, é imprescindível. Também pode ser considerado uma especialização do Jornalismo.

Através do fotojornalismo, a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. Essas informações são transmitidas pelo enquadramento escolhido pelo fotógrafo diante do fato. Nas comunicações impressas, como jornais e revistas, bem como pelos portais na internet, o endosso da informação através da fotografia é uma constante.

Índice [esconder]
1 Gêneros
2 História do fotojornalismo
2.1 Técnica
3 Fotojornalismo independente
4 Agências de notícias
5 Paparazzi
6 Fotografia publicada
6.1 Crédito fotográfico - direito autoral
7 Referências bibliográficas
8 Ver também
Gêneros A fotografia nos meios de comunicação é muito importante como uma fonte de informação. Atualmente, matérias jornalísticas destacam-se com a presença da fotografia.

A fotografia em preto e branco publicada em jornais, existe há mais de cem anos e é uma das características do fotojornalismo. Embora, a fotografia colorida tenha ganhado espaço nessa categoria, no início dos anos 70 com as revistas semanais brasileiras Manchete, Veja e Realidade, entre outras.

Alguns gêneros de fotografia jornalística podem ser destacados:

Fotografia social: Nesta categoria estão incluídas a fotografia política, de economia e negócios e as fotografias de fatos gerais dos acontecimentos da cidade, do Estado e do País, incluindo a fotografia de tragédia;
Fotografia esportiva: Nessa categoria, normalmente as informações de lances individuais influi na sua publicação;
Fotografia cultural: Este tipo de fotografia costuma chamar a atenção para a notícia antes dela ser lida;
Fotografia policial: Categoria associada a imagens de combate, apreensão e ou repressão policial, crimes, mortes.

Relacionados