Foss

Páginas: 6 (1386 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Historial

FOSS
Free and Open Source Software em Inglês e Software Livre de código aberto em portugues, é um software que é duplamente livre e de código aberto, é um software livremente licenciado para conceder a utilizadoris o direito de uso, cópia, estudo, mudança e melhoria em seu design através da disponibilidade de seu código fonte.
Este tipo de software começou a ter expressao nosmeios académicos em uma altura em que se desenvolviam as tecnologias que permitem hoje a existencia da internet.

Em 1970 e no começo de 1980, algumas partes da indústria de software começaram a usar medidas técnicas (tais como somente distribuir cópias binárias de programas de computador) para impedir que os usuários de computador usassem técnicas de engenharia reversa para estudar epersonalizar o software que eles tinham comprado. Em 1980, a lei de copyright (Pub. L. No. 96-517, 94 Stat. 3015, 3028) foi extendida para os programas de computadores nos Estados Unidos.10
Em 1983, Richard Stallman, um membro da comunidade Hacker no Laboratório de Inteligência Artifical do MIT, anunciou o Projeto GNU, dizendo que ele tinha ficado frustrado com os efeitos da mudança na cultura da indústriade computadores e seus usuários.
O desenvolvimento de software para o sistema operacional GNU começou em Janeiro de 1984, e a FSF (Free Software Foundation ) foi fundada em outubro de 1985. Um artigo destacando o projeto e seus objetivos foi publicado em março de 1985 com o título Manifesto GNU. O manifesto incluía uma explicação significativa da filosofia GNU, Definição do Software Livre eidéias "copyleft".
O núcleo do Linux, inicado por Linus Torvalds, foi lançado como código de fonte livremente modificável em 1991. A primeira licença não era uma licença de software livre ou de código aberto. Porém, com a versão 0.12 em fevereiro de 1992, ele lançou o projeto sob a Licença Geral Pública GNU, a qual ja era .

Projeto GNU
O GNU Public License (Licença Pública Geral) ou GPLidealizado por Richard Matthew Stallman em 1989, foi um projeto desenvolvido com o objectivo de criar um sistema operacional totalmente livre, em que qualquer pessoa teria o direito de usar,estudar,modificar e redistribuir o programa e o seu código fonte,desde que garantidos os mesmos direitos para todos.

Em 1990 Linus Torvalds divulgou na internet um projecto de construção de um KERNEL que eracompativel com o UNIX. E devido a sua popularidade entre varios programadores este projecto foi apoiado e de seguida construido um KERNEL inicial fiavel que quando integrado como software GNU já desenvolvido,e assim estàva constituido um sistema operativo completo. Linus deu o nome de LINUX ao seu Kernel e hoje este e a conbinação do GNU e do LINUX o nosso actual LINUX.

Com o desenvolvimento do Kernelpode se provar que este modelo de desenvolvimento era válido e capaz de muito mais do que se poderia pensar. E este modelo foi seguido por muitos outros projectos de software,dando origem a uma autentica revolução dos projectos open source. Este modelo foi estudado por varios autores sendo o estudo de Eric S. Raymond, “the catherdral and the bazaar ” o mais usado.



Em termos gerais, o GNUou GPL baseia-se em 4 liberdades:


1 0.Liberdade de executar o programa para qualquer proposito;
2 0Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo as sua necessidades,acesso ao codigo-fonte e um pre-requesito para sua liberdade;
3 0Liberdade de redistribuir copias de modo que o utilizador possa ao seu proximo;
4 0Liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seusaperfeiçoamentos de modo que toda comunidade se beneficie.

- O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plataforma educacional foss para o projeto de fontes de alimentação lineares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!