FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA E CADEIA TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS

1078 palavras 5 páginas
LOGO
FACULDADE
CURSO

NOME DO ALUNO

BIOQUIMICA – PROFESSORA
FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA E CADEIA TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS

SANTA MARIA, RS
2012

INTRODUÇÂO
A cadeia transportadora de elétrons é um acontecimento bioquímico que acorre durante a respiração celular na membrana mitocondrial interna. É a transferência de elétrons do NADH para o oxigênio, gerando um gradiente eletroquímico de prótons, possibilitando a síntese de ATP através da enzima ATP-sintase.
A fosforilação oxidativa é o ápice de uma sucessão de transformações energéticas que são chamadas respiração celular. É o processo pelo qual se forma ATP quando transferem-se elétrons de NADH ou FADH2 para O2 por vários transportadores de elétrons. A fosforilação oxidativa é a função básica da cadeia respiratória, ou seja, a formação de ATP.
Parte da energia liberada pelas reações de oxidação na cadeia transportadora de elétrons é usada para gerar a fosforilação do ADP. A fosforilação e o transporte de elétrons não são a mesma coisa, apesar de ambos estarem intimamente associados.

1.CADEIA TRANSPORTADORA DE ELÉTRONS
A cadeia transportadora de elétrons é constituída por quatro complexos enzimáticos relacionados entre si e estes estão localizados na membrana mitocondrial interna. Esta cadeia conduz os elétrons ao longo da membrana de um complexo para outro através de uma série de reações de oxidação e redução, até que os elétrons cheguem ao seu final e assim combinam-se ao oxigênio molecular, reduzindo o oxigênio em duas moléculas de água. Além desses quatro complexos aparecem mais dois componentes a coenzima Q (ubiquinona) e o Citocromo c. A estratégia usada pela célula é transformar a energia contida nas coenzimas reduzidas em gradiente de prótons. Com exceção da coenzima Q que é uma benzoquinona lipossolúvel, todos os componentes da cadeia são proteínas. A essas proteínas estão associados grupos prostéticos como FMN, FAD e centros de ferro-enxofre e

Relacionados