Forças itermoleculares, líquidos e sólidos

2246 palavras 9 páginas
Este capítulo irá tratar das diferentes propriedades físicas dos sólidos e líquidos. Como, virtualmente, todas as substâncias líquidas a temperatura ambiente são moleculares, será abordado principalmente as forças intermoleculares, que exercem grande influência sobre essas propriedades.
Apresentando ligações intermoleculares mais fortes que os gases, as moléculas dos líquidos se mantêm unidas de forma menos compresivel, mais densa e com volume constante, ainda assim elas não são fortes a ponto de impedir certa movimentação e deixam que o recipiente molde sua forma. Já os sólidos, tem ligações ainda mais fortes obtendo uma forma rígida e muitas vezes cristalina virtualmente imóvel (as moléculas ainda possuem energia cinética por isso vibram no lugar).
A atração entre as moléculas depende da sua energia cinética, que tende a deixá-las mais distantes e aumenta com a elevação da temperatura, e da energia de atração, que as mantêm unidas e pode aumentar com o a elevação da pressão. Sólidos e líquidos são ditas fases condensadas devido a proximidade das moléculas.
As forças intermoleculares podem variar bastante, o que pode ser visto se considerarmos a variação dos pontos de fusão e ebulição de diferentes substâncias que são maiores quanto maior a intensidade dessas forças. Ainda assim essas interações são muito mais fracas que as ligações covalentes que mantêm a molécula unida, para mudar seu estado físico uma substância necessita de uma variação de energia muito menor que a necessária para quebrar suas moléculas, logo, estas mantêm sua formação durante a mudança de estado.
Os quatro tipos de forças intermoleculares existentes, todas de natureza eletrostática, serão considerados a seguir:

• Forças íon-dipolo
Moléculas polares possuem um pólo positivo e um pólo negativo (dipolo) devido a diferença de eletronegatividade de seus componentes, uma ligação íon-dipolo se forma pela atração de um íon pelo pólo de carga oposta. A intensidade da força pode aumentar com o

Relacionados