Forças de Van der Waals slaide

1110 palavras 5 páginas
Forças de Van der Waals

 Quem foi Van der Waals?
Johannes Diderik van der Waals foi um físico neerlandês que formulou equações descrevendo os estados líquido e gasoso, trabalho fundamental para a medição do zero absoluto. Ele tentou descobrir por que as equações de Robert Boyle e Jacques Charles não correspondiam exatamente à forma de comportamento dos gases e líquidos. Concluiu que o tamanho da molécula e a força que atua entre elas afetam seu comportamento. Embora as moléculas de gás sejam extremamente pequenas, cada uma delas tem um tamanho diferente - circunstância que afeta o comportamento das moléculas de diferentes gases.
As forças que atuam entre as moléculas de um gás são denominadas forças de van der
Waals. Em virtude desse trabalho, Johannes van der Waals foi agraciado com o Nobel de
Física de 1910.
Em 1890, apareceu nos Archives Nerlandaises, o primeiro tratado sobre "Teoria das soluções binárias" Esta teoria nasceu da relação que van der Waals conseguiu estabelecer entre a sua equação de estado e a formulação do Segundo Princípio da
Termodinânica na forma proposta por W. Gibbs.
Van der Waals morreu em 8 de março de 1923, aos 85 anos

 Introdução
Forças de Van der Waals são um grupo de interações intermoleculares. Forças intermoleculares são as forças existentes entre as moléculas. Como não são tão fortes quanto uma ligação iônica ou uma ligação covalente, as forças de Van der Waals são também denominadas interações fracas. Essas interações são de natureza elétrica e ocorrem quando há cargas elétricas nas moléculas. Essas cargas, por sua vez, surgem quando há polarização em uma ou algumas ligações na molécula. Polarização é a concentração de elétrons numa região da molécula, e é causada pela diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação.
As duas forças de Van der Waals são:
Forças dipolo induzido ou forças de dispersão de London
Força dipolo permanente ou dipolo - dipolo.

 Interação dipolo induzido - dipolo induzido

Essas forças

Relacionados