Forças de adeesão e coesão

390 palavras 2 páginas
OBJETIVOS
Estudar as forças de coesão e de adesão e calcular a tensão superficial pela ascensão capilar.
Calcular a tensão superficial, pelo método do peso da gota, e calcular o excesso superficial.

INTRODUÇÃO A tensão superficial pode ser observada em quase todos os líquidos e é a responsável pela forma esférica de gotas ou bolha de líquidos. A razão é que as moléculas de agua interagem muito mais fortemente com sas vizinhas do que com as moléculas do ar, na interface. Este desbalanço dde forças intermoleculares faz com que essas moléculas, da superfície, sejam atraídas para o interior do liquido. Para se remoer estas moléculas da superfície é necessário certa quantidade mínima de energia- a tensão superficial. A tendência de líquidos ascenderem nos tubos capilares é uma consequência da tensão superficial (y), que pode ser correlacionada om a ascensão do capilar, delta h, chegando-se a seguinte equação: y=p.g.deltah.r/2;
As moléculas na superfície de um liquido estão sujeitas fortes foças de atração das moléculas interiores. A resultantes dessas forças ata de maneira que a superfície liquida seja a menor possível. A grandeza dessa força atuando perpendicularmente ao plano na superfície é dita tensão superficial.
Um dos métodos utilizados para medir a tensão superficial é o método do peso da gota. Porém, na prática o peso da gota obtido, é sempre menor que o peso da gota ideal. Para corrigir tal erro, introduz-se na equação: y=mi.g/2pir o fator f. Assim: y=m.g/2pi.r.f. Onde: mi= massa de uma gota ideal; r= raio de tubo(externo se o liquido molhar o tubo); g= aceleração da gravidade.
Quando um soluto abaixa a tensão superficial de um liquido, diz-se que o soluto é positivamente adsorvido porque as camadas superficiais da solução são enriquecidas com este soluto. Bem como quando um soluto aumenta a tensão superficial de um liquido, o soluto é negativamente adsorvido na superfície.
Para estudar este fenômeno, define-se o excesso superficial T, por meio

Relacionados