Forum Quest Es Semin Rio III

529 palavras 3 páginas
O que são o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar?
O Plano pedagógico da escola vem para ajudar, na organização da escola, com metas e desafios buscando alcançar as aspirações desejadas.
Ele é um projeto que reúne propostas e ações concretas que devem ser executadas em um determinado tempo. Seu lado político está nas ações e no espaço para formar cidadãos consciente, responsáveis e críticos, que atuam individual e coletivamente mudando os rumos da sociedade. Já o lado pedagógico organiza as atividades e os projetos educativos necessários no processo de ensino e aprendizagem.
O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa em nossas escolas. Ele é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Dividindo as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer.

Do que estes documentos tratam?
O projeto político-pedagógico da escola trata de um processo escolar que está inserido na realidade dos alunos e tem uma forma participativa e com elementos constituídos para uma socialização, buscando um planejar. È um plano de ação diferenciado.

O Regimento escolar trata de um uma proposta de gestão democrática, que possibilitará a qualidade do ensino, fortalecendo a autonomia pedagógica e valorizando a participação da comunidade escolar que está representada através dos órgãos colegiados, como, por exemplo, o Conselho Escolar e o grêmio estudantil. Outro objetivo do Regimento é o cumprimento das ações educativas estabelecidas no Projeto Político-Pedagógico da escola

Qual sua importância?
O

Relacionados

  • terceirização
    20612 palavras | 83 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • metodologia
    45403 palavras | 182 páginas