Forte Príncipe da Beira

Páginas: 5 (1164 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2014
1. INTRODUÇÃO

Forte Príncipe da Beira se localiza nas as margens do rio do Rio do Guaporé, dentro do estado de Rondônia que se abre a meio da plena selva Amazônica e em 1700 (mil setecentos) foi considerados umas das maiores construções já erguidas e realizadas no Brasil. O Real Forte Príncipe ou da Beira é uma fortaleza da engenharia militar do final do período colonial, século XVIII (18),tido como uma das maiores construções portuguesas fora de Portugal.
A Fortaleza tem 970 (novecentos e setenta) metros de extensão e 10 (dez) metros de altura, o Forte Príncipe da Beira não chegou a ser usado para base militar por causa localização que foi bem no coração da Amazônia. Depois de servir, por muitos anos, apenas como presídio e asilo de desterrados portugueses durante a defesa doslimites de Portugal no Brasil, no auge do Ciclo do Ouro, a construção só iria voltar a ser lembrada em 1914 (mil novecentos e quatorze), através do Marechal Cândido Rondon.
O nome Real Forte do Príncipe da Beira, ou simplesmente Forte do Príncipe da Beira como é mais conhecido, originou-se de uma homenagem ao Príncipe herdeiro da Coroa Portuguesa, D. José de Bragança, que tinha o título de Príncipeda Beira, título que manteve até a morte de sua mãe, Maria I de Portugal, quando então ascendeu ao trono com o título de Príncipe do Brasil.













2. DESENVOLVIMENTO

Real Forte do Príncipe da Beira foi inaugurado em 1783 (mil setecentos oitenta e três). Localizado na margem direita do Rio Guaporé, fronteira natural entre Brasil e Bolívia, esta fortaleza é considerada umadas maiores edificadas pela engenharia militar portuguesa no Brasil Colonial, fruto da política pombalina de limites com a coroa espanhola na América do Sul.



Visando à consolidação do domínio português na calha do rio Guaporé devido à aproximação dos espanhóis, desde 1743(mil setecentos quarenta e três), o seu antecessor, D. João V, tendo em vista a exploração de ouro na região, criou acapitania do Mato Grosso, nomeando como seu primeiro Governador e Capitão-General, a D. Antônio Rolim de Moura Tavares. Este fundou Vila Bela da Santíssima Trindade, às margens do rio Guaporé que passou a ser a sede da Capitania.
Os portugueses eram determinados pela a exploração do ouro na região. Os espanhóis também pretendiam explorar essas riquezas, e para marcarem presença no local,estabeleceram missões jesuítas ao longo do rio Guaporé e de seus afluentes, gerando uma série de conflitos. Para garantir a soberania portuguesa na região, foi construído, em 1769 (mil setecentos sessenta e nove), o Fortim de Nossa Senhora da Conceição ou Bragança cuja fragilidade levou os espanhóis a tentar sua conquista, só não obtendo êxito em virtude de terem sido vítimas de diversas doenças.Posteriormente, esse Forte seria destruído pelas águas da enchente de 1771 (mil setecentos setenta e um).




A construção da Fortaleza era das maiores engenharia milita como também posicionamento estratégico geográfico para proteger as fronteiras do estado de Rondônia no Brasil com a Bolívia e os interesses da coroa portuguesa.

Portugal ter em seu poder a soberania e o respeito e queriam imporneste lugar em forma de uma Fortaleza e era obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso seja, é serviço de Portugal. E tem que se cumprir.

A fundação do Real Forte do Príncipe da Beira, com a de Viseu, obrigaram os espanhóis à assinatura do Tratado de Santo Ildefonso, cujo ajuste foi terminado em 1777 (mil setecentossetenta e sete), valendo a que o Capitão General Pereira e Cáceres a frase com que o pintaria o dirigente espanhol de Santa Cruz de la Sierra. O mais ambicioso dos Governadores portugueses.




O Príncipe do Brasil então era o título do herdeiro/a da Coroa Portuguesa. A Fortaleza foi batizada em homenagem a D. José da Bragança o futuro Príncipe do Brasil, que era apenas um Príncipe da Beira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Forte principe da beira
  • Forte Principe da beira
  • Real forte principe da beira
  • forte principe
  • FORTE PRINCEPE DA BEIRA
  • FORTE PRINCEPE DA BEIRA
  • Beiras
  • beira rio beira vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!