FORTALEZA DE SANTO AMARO

883 palavras 4 páginas
Época de produção e características gerais da época.
Santo Amaro da Barra Grande, diferentemente das demais fortalezas não foi apenas um baluarte contra os inimigos estrangeiros. Foi, sobretudo, um símbolo de advertência do incontestável domínio de Felipe da Espanha aos habitantes de São Vicente e aos partidários da restauração do trono português.
A fortaleza foi erguida a partir de 1584 após o ataque do corsário inglês Edward Fenton (dezembro de 1583) a Santos, rechaçado por Andrés Higino, a frota de Andrés Higino estava sob o comando do Almirante D. Diogo Flores de Valdés no sul do Brasil, quando encontrou uma nau atacada porEdward Fenton, Diogo Flores de Valdés tinha a missão de navegar pela costa brasileira até a entrada do Estreito de Magalhães em busca de corsários como Sir Francis Drake conhecido como El Dragon, sabendo das notícias Valdés designa Higino como comandante de três Galeões para retornar à Vila de Santos e atacar os corsários.
A sua planta original é atribuída ao arquiteto militar italiano Giovanni Battista Antonelli, integrante dessa armada (1582-1584), e foi artilhada com algumas peças de um galeão capturado a corsários na ocasião.
A Baixada Santista na Capitania de São Vicente, 1624.

Local de produção e suas características específicas.

Santo Amaro da Barra Grande está assentada sobre um esporão rochoso, coberto pela Mata Atlântica, localizado a sudeste na ilha de Santo Amaro, entre a praia do Góis e a praia de Santa Cruz dos Navegantes, batendo a Barra Grande, canal de acesso ao porto da vila (hoje cidade) de Santos, no atual município do Guarujá, no litoral do estado brasileiro de São Paulo.

Autor do Projeto.

Giovanni Battista Antonelli (Gatteo di Romagna, 1527 – Toledo, 1588).

Foi um arquiteto e engenheiro militar italiano.
A serviço da Coroa Espanhola projetou e construiu fortificações na Europa e na América Latina, na segunda metade do Século XVI.
Em seu currículo se destaca a reconstrução do Castelo de

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas