Fortaleza de são josé de macapá

Páginas: 11 (2610 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

Perfil Histórico Hermano Araújo
Historiador



O rei D. José I governou o impérioportuguês no período entre 1750 a 1777, sob influência do seu primeiro ministro o Marquês de Pombal, que era adepto do despotismo esclarecido teorizado pelo iluminista Voltaire, idéia que preconizava manutenção do poder absoluto no rei necessitando, porém de aconselhamentos de um filósofo para melhor auxiliá-lo nas soluções políticas de governo.
Coube a essa administração a responsabilidade deviabilizar a colonização da terra brasileira ampliada através do Tratado de Madri de 1750 entre Portugal e Espanha. Um novo mapa do Brasil substituiu o determinado pelo acordo de Tordesilhas de 1494, legitimando fontes de riquezas anteriormente conquistadas e despertando para novas possibilidades de enriquecimento econômico diante da exploração dessa vasta e produtiva colônia de Portugal.
Nessecontexto foi enviada para a colônia brasileira uma comissão responsável pela demarcação dos limites territoriais entre as duas nacionalidades, que, se ocupou também em fazer o inventário dos recursos econômico na região. Foi esta equipe que recebeu a ordem imperial para realizar o planejamento da fortificação para Vila de São José de Macapá.
Composta do Sargento mor de Engenharia Gaspar Hans GerardGronfelds, Capitão Engenheiro Henrique John Wilkens, Ajudante de Engenheiro Domenico Sambucetti, do Engenheiro Antonio José Landi, do Astrônomo e Engenheiro Miguel Antonio Ciera e do Matemático João Ângelo Brunelli que neste momento sob coordenação geral do Engenheiro Enrico Antonio Galuzzi. Foi estudado o Tratado sobre Fortificações de Manuel Azevedo Fortes, e, escolhido dentre diversosexemplares o 8ª modelo das obras do Sebastien Le Preste, Marquês de Vauban, competente estrategista militar do Rei Luiz XIV, da França no século XVII.
E assim a planta arquitetônica da Fortaleza de São José de Macapá, se configurou num complexo fortificado composto de núcleo quadrado para o aquartelamento e nas extremidades, praças de guerra abaluartadas, cercado externamente, por outros elementosconstrutivos de reforço à defesa frente à guerra de posição.
Depois dos serviços preliminares de topografia a obra foi Iniciada em 29 de Junho de 1764 pelo Baluarte de São Pedro, sob financiamento da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, no mesmo espaço em que foram anteriormente levantadas duas construções. O Reduto construído vinte e cinco anos depois do Tratado de Utrecht de 1713 entrePortugal e a França, mais tarde demolido para ser construído entre 1758-1761 o Forte de São José de Macapá que três anos depois foi aos poucos cedendo o espaço para as obras de levantamento da Fortaleza de São José de Macapá.
Com objetivo estratégico de garantia a posse da região, serviço, que ela realizou junto com o desempenho de outras fortificações muito bem distribuídas nafoz dos rios amazônicos de nascentes internacionais.
E, com os objetivos táticos do local onde foi construída na foz pela margem esquerda do rio amazonas, praticou o serviço de impedir o acesso do inimigo por essa via de entrada; de reabastecer com alimentos, homens e munições, um exército aliado que tivesse em luta na fronteira; e, refugiá-lo, no caso em que batesse retirada; e protegeria avila em caso de ameaça de invasão.
Nos dezoitos anos de construção da Fortaleza de São José de Macapá muitas vidas foram consumidas entre aos trabalhadores classificados em mão de obra livre – representados pelo contingente militar distribuídos nas funções de Engenheiros, Mestre de ofício, Capatazes e Soldados.
E a mão de obra subalterna que se subdividia em:
- Escrava representada, pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise de uma obra da exposição marcantonio vilaca na fortaleza de são josé de macapá. (obra: banzeiro, 2010,...
  • Projeto de restauro do calabouço e casa da guarda da fortaleza são josé da ponta grossa
  • historia de sao jose dos campos
  • DOGMAS DE SÃO JOSÉ
  • Idosos do lar são josé
  • FACULDADES SÃO JOSÉ
  • Devocionário São José
  • São josé da barra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!