Fortalecimento de vinculos
Silvana Pinto Simões Pires
Prof. Orientador: Elisandra Hoffmann
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SES0026) – Ética Profissional do Assistente Social
1º/12/2010
RESUMO
A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Debater a política social como política no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social – ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes mas que deve ser campo de batalha pela busca de direitos igualitários para todo o cidadão.
Palavras-chave: política, social, bem comum, seguridade, benefícios, cidadania, setor publico, sociedade, proteção, Cras, Suas.
1 INTRODUÇÃO
Para que possamos fundamentar o que são as políticas sociais e no que elas consistem seria importante fazermos um esclarecimento do que é política e como ela se faz. Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo. Assim, a política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo, tanto mais perfeito, quanto seja o desejo de conduzir o Estado ao cumprimento de suas finalidades, isto é, em melhor proveito dos governados. Quando o Estado busca, em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança etc., verifica-se a implementação e efetivação da política social por parte daquele. Neste raciocínio, política e política social representam atuações do poder político visando o