Forro

Páginas: 3 (679 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Introdução do Forró
O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligadaaos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.
História do ForróDe acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoasdançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.
Origem
O termo "forró", segundo o filólogo pernambucano Evanildo Bechara, é uma redução de forrobodó, que por sua vez é uma variante doantigo vocábulo galego-português forbodó, corruptela do francês faux-bourdon, que teria a conotação dedesentoação. O elo semântico entre forbodó e forrobodó tem origem, segundo Fermín Bouza-Brey, naregião noroeste da Península Ibérica (Galiza e norte de Portugal), onde "a gente dança a golpe de bumbo, com pontos monorrítmicos monótonos desse baile que se chama forbodó" . A origem do nome forró temvárias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé,confusão, farra.
Cultura Nordestina
A cultura nordestina é bastante diversificada, uma vez que foi influenciada por indígenas, africanos e europeus. Os costumes e tradições muitas vezes variam deestado para estado. A riqueza cultural da região nordeste é visível para além de suas manifestações folclóricas e populares. A literatura nordestina tem dado grande contribuição para o cenário literáriobrasileiro, destacando-se nomes como João Cabral de Melo Neto, José de Alencar, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Rachel de Queiroz, Gregório de Matos, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Ferreira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Forró
  • Forró
  • Forró
  • Forró
  • FORRO
  • Forró
  • Forró
  • forro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!