Fornos

Páginas: 5 (1082 palavras) Publicado: 7 de março de 2015
http://cntq.org.br/wp-content/uploads/2013/05/FORNOS.pdf
Fornos industriais
INTRODUÇÃO
Na grande maioria das unidades de refinação e petroquímica os fornos ocupam uma posição de destaque. Os fornos são equipamentos responsáveis pela combustão de matérias primas que representam aproximadamente 20% do investimento total e 80% do consumo de energia das unidades.
DEFINIÇÃO
Fornos industriais sãoequipamentos destinados ao aquecimento de materiais, com vários objetivos: cozimento, fusão, calcinação, tratamento térmico, secagem. A sua principal função, é transferir ao material o calor gerado pela combustão, com a máxima eficiência, uniformidade e segurança.
VANTAGENS:
• Peças fundidas de alta qualidade: controle de composição do produto final, evitando a contaminação.
• Menos espaço parainstalação.
• Operados com maior limpeza e facilidade.
DESVANTAGEM
As situações de emergência envolvendo fornos oferecem os mais variados riscos. Dentre eles, podem ser destacados:
Falta de chama nos queimadores;
Retrocesso de chama;
Temperatura muito elevada no processo;
Rompimento de um tubo;
Deformação de um tubo;
Superaquecimento de chama
PARTES PRINCIPAIS DE UM FORNO
Um forno é composto devárias partes: abóbada, paredes laterais, soleiras, câmara de combustão, queimadores, portas de enfornamento e desenfornamento, canais de gases, chaminés, pré- aquecedor.

ABÓBADA
A abobada é a parte superior do forno projetada para garantir temperaturas uniformes e tiragem dos gases no topo do forno. É constituída de material refratário que depende de temperatura a ser atingida pelo forno. Umaabóbada bem construída não deverá deixar espaços entre os tijolos, pois os espaços são fontes de perda de calor. Há dois tipos de abóbada: Abóbada em arco, Abóbada plana suspensa.
CHAMINÉS
As chaminés ajudam a tiragem dos fornos. Podem ser construídas de chapas de aço ou de tijolos comuns.
Porém, em qualquer um dos casos, sua construção deve ser rigorosa, levando-se em conta a quantidade, avelocidade e a temperatura dos gases. Deve-se também levar em conta a pressão atmosférica local e evitar-se fendas que possibilitem a entrada falsa de ar
QUEIMADORES
O queimador é um dispositivo usado para a queima de combustíveis em fornos, caldeiras e secadores
As funções do queimador são:
Promover uma mistura íntima entre o combustível e o ar para combustão;
Direcionar a mistura de formaatomizada e pulverizada na câmara de combustão;
Promover a queima contínua e eficiente da mistura.
Os queimadores podem ser usados na combustão do gás e do óleo. Podem também ser do tipo combinado.

TIRAGEM
Para haver combustão, é necessária uma corrente de ar alimentando os queimadores, e ao mesmo tempo retirando os gases da combustão. O fluxo desta corrente de ar é chamado de tiragem. A tiragem podeser natural, forçada, induzida ou mista.
TIRAGEM NATURAL – aquela em que a diferença de pressão gerada pela diferença de densidade entre os gases quentes e ar frio na entrada do forno provoca o escoamento natural dos gases de combustão para a chaminé.
TIRAGEM FORÇADA – a injeção de ar na fornalha com a ajuda de ventiladores sopradores e o ventilador for colocado nos dutos de ar para os maçaricosTIRAGEM INDUZIDA – ocorre quando o ventilador- exaustor succiona os gases da combustão e os sopra para a chaminé. O ventilador é colocado nos dutos de gases de combustão.
TIRAGEM MISTA – é aquela na qual o sistema possui um ventilador-soprador e um ventilador exaustor formando um conjunto balanceado.

MUFLAS
As muflas são utilizadas quando se quer proteger o material da ação dos gases da combustão.Os gases quentes circulam pela parte externa de uma câmara (construída de material resistente ao calor e ao mesmo tempo bom condutor) e saem pela chaminé, sem entrarem em contato com o material.
As muflas são utilizadas para esmaltação, recozimento, etc.

CÂMARA DE COMBUSTÃO
Câmara de combustão é a caixa ou invólucro na qual será processada a queima do combustível, ou seja, é onde a combustão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fornos
  • Fornos
  • Fornos
  • forno
  • fornos
  • Forno
  • fornos
  • Fornos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!