Forno a vácuo

Páginas: 7 (1651 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2014
IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CURSO TÉCNICO EM METALURGIA









TRATAMENTO TÉRMICO – FORNO A VÁCUO







Alunos (V24): Carlos Alberto Castiglioni Júnior
Maria José de Souza Ramos Diniz
Professor: Flavio Antonio de Morais Pinto
Disciplina: Tratamento Térmico
Vitória/ES
Maio/2014
O que é Tratamento Térmico à Vácuo?
É consideradovácuo quando a pressão estiver abaixo da pressão atmosférica e em aplicações industriais como tor, mícrons ou millibars.
Os fornos a vácuo são usados para altas temperaturas - processos de tratamento, e variam em capacidade e tamanho. O equipamento foi constantemente melhorado nos últimos 30 anos, tanto que o tratamento a vácuo se transformou em uma aplicação extensamente usada na indústriaaeroespacial e automotiva.
Definição, conforme NBR 8653
(Norma que Define os termos empregados em metalografia e tratamentos térmicos e termoquímicos das ligas ferrocarbono).
“Operação ou conjunto de operações realizadas no estado sólido compreendendo o aquecimento, a permanência em determinadas temperaturas e resfriamento, realizados com a finalidade de conferir ao material determinadascaracterísticas”.
O Tratamento Térmico a Vácuo é um processo executado com aquecimento e resfriamento extremamente controlado em um forno de alto vácuo com resistências e isolação de grafite e fibra de carbono, possuindo diversas vantagens sobre os processos convencionais, tais como:
Menor variação dimensional,
Isenção de oxidação intergranular,
Maior vida útil do material tratado,
Isenção depoluição,
Alta homogeneidade de temperaturas de aquecimento/resfriamento,
Garantia de repetibilidade de processos e, portanto dos resultados do tratamento, Aquecimento por convecção até 800ºC e por radiação até 1350ºC,
Possibilidade de uso de até 11 termopares para controle de temperatura, sendo 2 fixos e 9 móveis,
Resfriamento multidirecional,
Entre outros, podendo ser aplicado na indústria:aeroespacial, automobilística, bélica, metalúrgica, ferramentária de precisão (moldes, matrizes, estampos de corte, dobra, repuxo, laminação, ferramentas para extrusão, injeção, fundição e peças diversas), indústria de radiadores, carburadores, brocas, parafusos, engrenagens e transmissões, válvulas, entre outros. O aspecto da superfície de uma peça tratada a vácuo deve ser límpida e brilhante.Tratamento Térmico em Forno a Vácuo
O tratamento térmico em forno a vácuo é conduzido em etapas distintas, tais como:
1. Inicia a operação realizando vácuo;
2. Purga com gás nitrogênio;
3. Aquece o aço até temperaturas intermediárias;
4. Na etapa final realiza vácuo novamente para aquecer até a temperatura de austenitização.
5. A etapa final do tratamento térmico consiste do resfriamentocom gás nitrogênio, ou mistura de gases inertes, sob pressão.
Quais tratamentos podem ser realizados em Forno a Vácuo?
Podem ser realizados em forno a vácuo os seguintes tratamentos térmicos:
Alivio de Tensão;
Recozimento;
Têmpera e Martêmpera
Brasagem
Solubilização
Envelhecimento
Os tratamentos termoquímicos como cementação e nitretação também podem ser realizados em forno avácuo. Entretanto, o forno precisaria estar adaptado para as operações com tratamentos termoquímicos.
Alivio de Tensões a vácuo 
Tratamento térmico que objetiva reduzir o nível de tensões residuais, principalmente após uma usinagem de grande retirada de material e soldagem, sendo executado sob atmosfera de vácuo objetivando o mínimo de agressão na superfície do material, amplamente aplicado no casode ferramentas acabadas que devem ser posteriormente tratadas termicamente a vácuo. Consiste no aquecimento do aço a temperaturas abaixo da zona critica, tendo como objetivo aliviar tensões originadas durante o processo de solidificação do aço ou até mesmo produzidas em operações de transformação mecânica a frio, como estampagem, ou em operações de endireitamento, corte a chama, soldagem ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vacuo
  • Vácuo
  • a vacuo
  • Fornos
  • Fornos
  • Fornos
  • Fornos
  • Fornos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!