Formulação da postura estratégica em uma loja de móveis e eletroeletrônicos através dos métodos análise swot e cinco forças de porter

Páginas: 12 (2983 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
Formulação da postura estratégica em uma loja de móveis e eletroeletrônicos através dos métodos Análise SWOT e Cinco Forças de Porter

Juarez da Silva Couto Junior, jcoutoj@live.com;
Luis Carlos Baltazar de Azevedo, lazevedo@odebrecht.com;
Rodrigo Salucci Zampili, rodrigosalucci@hotmail.com;

Resumo: Este estudo exibe a aplicação dos métodos análise SWOT e cinco forças de Porter paraestabelecer um modelo de planejamento estratégico que seja adequado para ser utilizado em empresa de pequeno porte que atua no mercado com venda de móveis. Foram atribuídos neste artigo aos fatores estratégicos valores adotando-se uma escala Likert 0 a 5 pontos, dando sequencia utilizamos também o método das cinco forças de Porter para estabelecer a postura estratégica mais adequada para se atingir osobjetivos.
Pode-se sugerir uma nova postura estratégica baseada nos resultados obtidos, já que a atual postura poderá não conseguir sucesso ao tentar leva-lá a alcançar os objetivos propostos.

Palavras-chave: Análise SWOT; Cinco forças de Porter; Matriz BCG; Planejamento estratégico; Postura estratégica.

1. Introdução

Ao longo dos anos se percebe uma constante mudança de cenárioeconômico mundial, os mercados se tornam cada vez mais exigentes e a rivalidade comercial mais acirrada, o diferencial competitivo se torna importantíssimo para uma empresa, o que torna indispensável que às empresas utilizem ferramentas e técnicas de gerenciamento capazes de auxiliar no processo de tomada de decisão. Entretanto, no caso de empresas de pequeno e médio porte de regiões periféricas doterritório nacional, há um desconhecimento muito grande dos benefícios e vantagens capazes de auxiliar no processo de tomada de decisão e quais métodos e técnicas a serem adotadas diante de determinados problemas e situações (SOUZA & ARICA, 2002), nestes tipos de casos tem-se a oportunidade de se implantar as técnicas para elaborar e melhorar o planejamento e as posturas estratégicas.
O processode planejamento estratégico envolve a destinação de recursos avaliados visando atingir determinados objetivos, a curto, médio e longo prazo, tal processo requer o compromisso das lideranças e o envolvimento dos trabalhadores para o estabelecimento de uma visão da empresa em relação à posição futura desejada (CHIAVENATO & SAPIRO, 2003).
Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a utilizaçãodos métodos abaixo para se ter um bom planejamento estratégico:
* Análise SWOT;
* Cinco Forças de Porter
* Matriz BCG

2. Estudo de Caso

A empresa, cujo nome de fantasia Bia Móveis atua em dois estados: Rio de Janeiro e Espírito Santo sendo distribuídas as suas lojas da seguinte forma:

* Loja matriz situada no distrito de Travessão de Barra, e uma filial no distrito deBarra de Itabapoana, cidade de São Francisco de Itabapoana – RJ;
* Duas filiais na Cidade de Presidente Kennedy – ES.

A Bia Móveis atua no segmento de venda de móveis, eletroeletrônicos e utilidades domésticas, enfrenta restrições geográficas para atendimento, por ser uma empresa que possui uma pequena frota de veículos atua de forma a restringir um espaço geográfico estudando as viabilidades,como distância, custo e fluxo de saída.

Fundada em 1993, atuando apenas em Travessão de Barra comercializando móveis, eletrodomésticos e bicicletas, a Bia Móveis inaugurou em 1996 sua primeira filial no município de Presidente Kennedy, em 1998 inaugurou a filial de Barra do Itabapoana em 2008 abriu mais uma filial em Presidente Kennedy. A empresa possui uma administração simples e de basefamiliar, com foco no curto prazo, tem objetivos ambiciosos a serem alcançados, mas com nenhum planejamento estratégico formal, e sem estratégias de longo prazo. As instalações da empresa são próprias, o que a coloca em certa vantagem em relação à maioria de suas concorrentes, que pagam aluguel. Conta com 15 funcionários, como estoquista, montadores, vendedoras, motoristas, gerente e assistente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise SWOT e as Cinco Forças de Michael Porter
  • Análise swot we 5 forças de porter
  • As cinco forças de porter
  • As cinco forcas de porter
  • As cinco força de porter
  • Cinco forças competitivas de porter
  • As cinco forças de Michael Porter
  • Cinco forças de porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!